Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

GastronomiaMinha Cozinha • 18 de agosto de 2020

Receitas de Frigideira

Uma boa frigideira é fundamental na cozinha para preparar os mais variados pratos. Confira 4 receitas fáceis e deliciosas!

Adoro frigideiras, principalmente as fundas com tampa, porque são super versáteis na cozinha. A da foto é a minha mais nova aquisição, encontrada na Tool Box, onde as tampas são vendidas separadamente. Achei o máximo!

Com uma frigideira assim, você pode fazer as mais variadas combinações de legumes com carne ou frango; pode preparar camarões ou lagostins grelhados e combinar com arroz ou uma massa, fazer uma moqueca de siri e muitas outras coisas. Meu conselho é que você invista em uma boa frigideira de fundo grosso antiaderente, com tampa, além de ter aquelas mais simples para grelhar. Vamos às receitas?

Frigideirada de Legumes (foto de abertura)
Limpe e lave legumes de sua preferência (couve-flor e cenoura sempre ficam muito gostosas) e corte-os em tiras, buquês ou rodelas. Em uma frigideira funda, coloque um fio de azeite, junte cebola roxa ou branca cortada em gomos e coloque os legumes (deixe os mais delicados, como a abobrinha para colocar mais para o fim do cozimento). Tempere com sal e pimenta-do-reino e deixe no fogo alto para que peguem uma cor. Depois, você precisa reduzir o fogo, tampar a frigideira e deixar cozinhar (acertar este ponto é fundamental). Polvilhe com salsinha picada e sirva como prato único ou para acompanhar um grelhado. Você pode fazer também uma frigideirada com diferentes cogumelos. 

Frango com Mostarda e Alho-Poró
Amo esta receita, que é super fácil de fazer e de grande efeito. Numa frigideira grande, grelhe o frango (previamente temperado com sal e pimenta-do-reino) no azeite, deixando pegar uma cor dourada. Junte o alho-poró cortado em rodelas (somente a parte branca e a verde mais macia) e deixe dourar. Acrescente o creme de leite fresco (coloco bem pouco, apenas para dar uma cremosidade) e as mostardas a gosto (uma colher de chá de mostarda de Dijon e uma de mostarda à l’ancienne), misture e tampe a frigideira para cozinhar o frango. Acerte o sal e a pimenta e desligue o fogo. Sirva com arroz branco (se ocasião pedir, incremente o arroz com lascas de amêndoas tostadas).

Arroz com Lulas
Esta receita pode ser preparada com lulas, camarões ou lagostins. Todos estes ingredientes são de cozimento muito rápido, o que é o grande segredo no preparo. Para este arroz de lulas, eu fiz um refogado de alho e azeite de oliva na frigideira e juntei lulas em anéis previamente lavadas, escorridas e temperadas com sal e pimenta-do-reino. Deixei apenas três minutinhos, misturando com uma colher de pau. Depois, juntei o arroz cozido e misturei tudo. O melhor é polvilhar ervas frescas picadas, como salsinha ou coentro, mas usei ervas de Provence desidratadas, que deixou o sabor do prato igualmente delicioso.

Moqueca de Siri
Aqui usei duas frigideiras, a de tampa para a moqueca e outra para a farofa. Em uma frigideira, coloque um pouco de azeite, junte 1cebola média cortada em rodelas e deixe até murchar. Em seguida, adicione 4 a 5 tomates maduros cortados em rodelas, tempere com sal e deixe cozinhar, até soltar um pouco de caldo. Junte a carne de siri (cerca de 300 g), mais uma pitada de sal, misture e deixe tomar gosto. No fim do cozimento, adicione pimenta-dedo-de-moça sem as sementes e picadinha a gosto. Acerte o sal, se necessário, polvilhe com coentro picado e desligue o fogo. Sirva com arroz branco e uma farofa simples de farinha de mandioca. Caso você tenha um molho de tomate caseiro, substitua os tomates por cerca de 1 e 1/2 xícara de molho, que vai tornar sua receita ainda mais rápida.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *