Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

GastronomiaMinha Cozinha • 18 de março de 2021

Salmão Marinado

Gosto mais do salmão nas versões frias do que quentes. Confira duas receitas com salmão cru, muito fáceis e refrescantes!

A receita que abre este post combina salmão cru, marinado no limão, pepino japonês, coalhada seca e quinoa, além de ervas frescas, e foi uma das boas descobertas dos últimos tempos. Provei na casa da minha amiga, Corinna Essle, mas fiz uma versão um pouco diferente. Ficou uma delícia e achei uma ótima opção para um jantar leve ou para compor uma mesa, em que você serve diferentes preparações (amo!).

Terrine de Salmão, Coalhada Seca e Quinoa

• Lave a quinoa, escorra e coloque para cozinhar (1/2 xícara de quinoa e 1 xícara de água, além de uma pitada de sal), por cerca de 20 minutos ou até a água secar. Deixe esfriar bem e tempere com azeite e salsinha picada, acertando o sal se necessário.

• Coloque 250 a 300 g de salmão cru em cubos numa tigela e tempere com o suco de um limão. Junte cebola roxa picada e ervas frescas (usei cebolinha, que era o que eu tinha, mas fica incrível com dill). Tempere com sal e deixe tomar gosto por cerca de 15 minutos.

• Corte 1 pepino japonês em cubos (parecidos com o do salmão). Gosto de tirar a casca parcialmente, mas você pode usar sem descascar.

• Em uma forma para terrine (ou forma de pão), coloque o salmão. Em seguida, espalhe o pepino, cubra com a coalhada seca (usei 1 pote de 200 g da Saj) e, por fim, espalhe a quinoa. 

• Deixe por alguns minutos na geladeira e desenforme sobre uma travessa. Acompanhe com um vinho branco fresco, como um Albariño.

Ceviche de Salmão e Manga

• Coloque 300 g de salmão cru em cubos numa tigela e tempere com o suco de 1 e 1/2 limão. Junte cebola roxa cortada em gomos finos, pimenta-dedo-de-moça, sem as sementes, bem picadinha, e tempere com sal.

• Acrescente cubos de manga palmer (melhor se não estiver muito madura) e coentro picado. Deixe tomar gosto na geladeira, por alguns minutos, antes de servir. Acompanhe com um Riesling.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *