Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

GastronomiaMinha Cozinha • 6 de julho de 2022

Um toque de frescor

Aromático e de sabor suave, o limão siciliano dá um toque delicioso de frescor, enriquecendo peixes, aves e até massas

Experimente usar as raspas da casca do limão siciliano, o suco ou simplesmente cortá-lo em fatias e colocar por cima de ingredientes como sardinhas ou frango e levar ao forno para assar. Os pratos ficam mais ricos em sabor e em aroma. Costumo usar as raspas de limão siciliano em peixes de carne branca, como robalo ou pescada cambucu, e preparar no forno. Faço uma Salada de Lula (confira a receita abaixo), que fica perfeita com limão siciliano.

Para preparar esta Salada de lulas com batatas, cozinhe algumas batatas pequenas com a casca (cerca de 5 delas). Deixe esfriar e corte-as em rodelas. Lave as lulas cortadas em anéis (cerca de 500 g), escorra e tempere com sal e pimenta-do-reino. Raspe a casca de um limão siciliano (cuidado para colocar a parte branca, que amarga) e esprema o suco. Refogue rapidamente as lulas em uma frigideira antiaderente com azeite de oliva e dois dentes de alho cortados em lâminas. Coloque as batatas e as lulas em uma saladeira, tempere com flor de sal, azeite de oliva extra virgem, o suco de limão e complete com as raspas de limão. Sirva morna ou fria. Se preferir, acompanhe com folhas de rúcula novinha. Sirva com um branco português do Dão ou um branco da Galícia, Espanha.

Sardinhas assadas ganham mais sabor com a adição de limão siciliano. Para prepará-las, tempero as sardinhas limpas com sal e pimenta-do-reino, distribuo por cima cebola cortada em gomos e fatias de limão siciliano e levo ao forno. Sirvo como entrada, com pão e um vinho branco que tenha bastante frescor e corpo, já que a sardinha tem um sabor intenso.

Outro dia, comi um Carpaccio no restaurante do Palácio Tangará que levava raspas de limão siciliano (foto acima). O prato incluía ainda cogumelos frescos, rúcula e generosas lascas de parmesão. Achei uma delícia e vou adotar. 

Um simples frango assado fica incrível se você temperar com suco de limão siciliano e colocar algumas fatias da fruta por cima da ave antes de levar ao forno. Raspas de limão siciliano podem ser incluídas ainda em recheios de massas que levam queijos, como mussarela de búfala ou brie.  Inclua este ingrediente em sua cozinha!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *