Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

GastronomiaMinha Cozinha • 27 de março de 2020

Receitas com alho-poró

Preparei uma seleção de receitas com alho-poró, ingrediente que nunca falta na minha cozinha. Tudo prático e muito gostoso!

É muito raro encontrar alho-poró tão novinho como o da foto que abre este post. Comprei na feira que costumo ir com minha mãe, em Vargem Grande do Sul (antes do confinamento). Quando novinho, o alho-poró é super macio, mesmo na parte verde, e dá para fazer inteiro, como na receita que ensino a seguir.

Costumo incluir alho-poró em omeletes, sopas (a combinação com batata é perfeita e vou dar a receita logo abaixo) e em risotos, combinados com lagostim ou camarão. Já dei aqui para quem quiser conferir esta receita também. Veja no post Sabores do mar.

A seguir, uma seleção de receitas (algumas já foram dadas) para você ter tudo à mão.

Alho-poró com Alcaparras e Azeitonas

1. Elimine somente as pontas das folhas verdes e lave bem o alho-poró. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora, junte alcaparras em conserva de sal (pode usar a outra também, mas esta versão é mais gostosa), azeitonas pretas e cebola roxa.
2. Regue com azeite e leve ao forno até dourar e ficar macio. Um acompanhamento delicioso para frango, peixe ou até mesmo com pão.

Esta receita é perfeita para você fazer com o alho-poró inteiro, mas precisa ser novo

Frango com Mostarda e Alho-poró

1. Tempere um peito de frango com sal e pimenta-do-reino e deixe tomar gosto por uns 15 minutos. Elimine as folhas verdes de dois talos de alho-poró, lave, seque e corte a parte branca em rodelas finas.
2. Numa frigideira grande, grelhe o frango no azeite, deixando pegar uma cor dourada. Junte o alho-poró e deixe cozinhar.
3. Acrescente creme de leite fresco (coloco bem pouco, apenas para dar uma cremosidade) e mostarda em grãos (à l’ancienne) e de Dijon a gosto (pode ser uma colher de chá de cada, ou mais, se preferir). Acerte o sal e a pimenta e desligue o fogo. Sirva com arroz branco. Se a ocasião for mais especial, acrescente amêndoas em lascas ao arroz.

Dica: a mostarda em grãos (à l’ancienne) é mais suave, enquanto a de Dijon é mais potente. Se você quiser acentuar o sabor da mostarda, precisa acrescentar um pouco mais da segunda. Outra opção de acompanhamento é uma massa, como o fettuccine na manteiga.

Arroz de Alho-poró

1. Em uma panela, coloque um pouco de azeite e deixe aquecer. Junte 3 a 4 talos de alho-poró (dependendo do tamanho), lavados e cortados em rodelas (somente a parte mais macia) e refogue, tomando cuidado para não queimar e não ficar muito mole.
2. Tempere com sal, acrescente 1 xícara de arroz cozido e misture bem.

Sirva com peixe grelhado, frutos do mar, como cavaquinha ou lagosta, ou frango

Sopa de Batata com Alho-poró

1. Pegue duas a três batatas, lave, descasque e corte em cubos pequenos. Lave novamente e deixe escorrer numa peneira.
2. Numa panela, coloque um pouco de azeite e refogue a batata (se quiser um sabor mais acentuado, inclua dois dentes de alho picados, refogue-os primeiro e depois junte a batata).
3. Acrescente água fervente, sal a gosto e deixe cozinhar (a água deve ser suficiente para sobrar depois de cozida a batata).
4. Com uma escumadeira, retire a batata cozida e transfira para um prato. Amasse com um garfo e devolva para a panela. Acrescente alho-poró em rodelas e deixe por poucos minutos. 

Esta sopinha é divina e muito rápida de fazer. Não tenho foto, porque normalmente faço à noite e não gosto de fotos noturnas. 

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *