Costumo comprar a farinha para polenta Bramata, da Itália, que tem os grãos mais grossos, o que dá uma textura gostosa, além de uma boa cremosidade. Você pode cozinhar em um caldo caseiro ou em água fervente. Os molhos podem ser os mais variados: mix cogumelos refogados, à bolonhesa, ragu de linguiça, como a versão da foto que abre este post, ou verduras refogadas.
Prato simples, de resistência, a polenta é hoje servida nos mais famosos restaurantes. Muito fácil de fazer, tem a cara do inverno!
Polenta para mim é um prato que lembra a infância. Até hoje eu adoro quando minha mãe faz sua versão, mais firme, servida com um molho à bolonhesa caseiro muito bem temperado. Meu pai gostava de misturar a polenta com feijão e seralha refogada, verdura de sabor amargo, que eu amo. Ficava tão gostoso…
Polenta com Ragu de Linguiça
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de farinha para polenta Bramata
- 400 ml de caldo de legumes caseiro (opcional), mais ou menos
- azeite de oliva
- 1/2 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 2 linguiças toscanas
- 2 xícaras (chá) de molho de tomate caseiro
- sal e pimenta-do-reino a gosto
- manjericão
1. Prepare o molho: abra a linguiça e esmigalhe bem, eliminando qualquer parte mais firme. Numa frigideira, coloque um pouco de azeite de oliva e refogue a cebola. Quando estiver quase murcha, junte o alho e misture bem. Acrescente a linguiça, misture e deixe cozinhar. Junte o molho de tomate (eu sempre tenho um estoque no freezer, sem tempero), tempere com sal e pimenta-do-reino e deixe tomar gosto, em fogo baixo para não secar. Quando o molho estiver pronto, junte algumas folhas de manjericão.
2. Coloque o caldo de legumes ou a água para ferver numa panela. Acrescente a farinha para polenta e mexa sempre, durante 20-30 minutos (para a versão mole), em fogo baixo. No meio do cozimento, tempere com sal. Se achar que está ficando firme demais, junte um pouco mais de caldo ou água fervente.
3. Distribua a polenta nos pratos, coloque o ragu de linguiça por cima e decore com manjericão.
Sugestões de vinho: Chianti Classico ou Rosso di Montepulciano.
Deixe um comentário