A primeira dica para preparar receitas com pimentão é optar pelos orgânicos. O pimentão convencional está entre os campeões no uso de agrotóxico. O que mais gosto é o amarelo, porque além de saboroso e aromático, é de fácil digestão. Costumo comprar também os mini pimentões, que têm sabor suave e são deliciosos. Já falei sobre eles aqui, em um post de 2017, quando comprei na minha feira, mas vou repetir a receita, que leva ricota no recheio.
Para preparar a versão da foto de abertura, decidi incluir pimenta síria no refogado de carne moída, que deu um toque muito gostoso ao prato. A foto foi feita antes de levar ao forno, mas dei uma tostada nos pimentões para dar uma cor mais atraente, um truque que sugiro logo abaixo. Se preferir, incremente a receita com pimentões vermelhos e verdes também. Vai ficar bem bonito.
Pimentões Recheados com Carne e Especiarias
Ingredientes
- 3 pimentões amarelos orgânicos
- azeite de oliva
- 200 g de carne moída
- 3 dentes de alho em lâminas
- 1 cebola pequena picada
- 3 tomates, sem pele e sem sementes, picados
- pimenta síria
- coentro (ou salsinha) picado
- sal e pimenta-do-reino a gosto
1. Retire a tampa dos pimentões e elimine as partes brancas internas. Lave-os e seque com toalha de papel e tempere com sal por dentro e por fora. Reserve.
2. Em uma frigideira, refogue a cebola e o alho, junte a carne moída, misture bem até ficar homogênea e tempere com sal.
3. Adicione o tomate, misture bem e junte a pimenta síria e a pimenta-do-reino. Mexa novamente, tampe a frigideira e deixe cozinhar. Acerte os temperos e polvilhe com o coentro ou a salsinha.
4. Distribua a carne moída refogada nos pimentões, tampe, regue com um fio de azeite e leve ao forno médio, preaquecido, por 40 minutos.
Dica:
- Se preferir, antes de rechear, grelhe os pimentões rapidamente em uma frigideira antiaderente, com um fio de azeite, para garantir a cor tostada. Outra opção é ligar o gril e deixar por 5 a 7 minutos no final do cozimento, controlando bem para não queimar.
Sugestões de vinho: o sabor intenso do pimentão recheado com carne e especiarias, pede um tinto frutado, com bom frescor e boa estrutura, como um Tempranillo. Provei com o argentino Salentein Reserve 2017, um corte de Malbec, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc, e ficou uma delícia! Zahil
Mini pimentões com ricota e ervas
Ingredientes
- 1 bandeja de mini pimentões
- 1/2 cebola ralada
- 1 xícara (chá) de ricota, mais ou menos
- azeite de oliva
- ervas frescas ou secas de sua preferência (usei ervas de Provence)
- sal e pimenta-do-reino a gosto
1. Lave os mini pimentões, corte as tampinhas, mantendo-as, e elimine as sementes com a ajuda de uma colher pequena. Reserve.
2. Em uma tigelinha, coloque a ricota e junte a cebola ralada. Regue com um fio de azeite e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Junte as ervas e misture bem. Recheie os pimentõezinhos e distribua-os numa travessa refratária.
3. Regue com azeite e leve ao forno médio preaquecido até os mini pimentões ficarem macios. No fim, deixe um pouco no grill para dourar. Sirva quente ou morno.
Sugestões de vinho: Chenin Blanc do Loire ou da África do Sul ou um Sauvignon Blanc não muito aromático
Deixe um comentário