Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

GastronomiaMinha Cozinha • 20 de dezembro de 2018

Petiscos de festa

Para a estação de festas e de calor, minha sugestão é preparar aperitivos frescos, leves e saborosos. Confira as receitas!

Natal e Ano-Novo prometem ter altas temperaturas, portanto, comidinhas e bebidas refrescantes serão ótimas pedidas. Minha sugestão é combinar legumes e ervas frescas com queijos e outros ingredientes e servir tudo gelado. Prepararei para os leitores do Mesa Completa quatro receitinhas rápidas e simples. Para servir, abuse do branco e das transparências, que valorizam as cores dos ingredientes.

Tartare de Abobrinha com Tomatinhos e Manjericão
• Lave e seque a abobrinha, corte-a em quatro partes, elimine toda a semente e pique em quadradinhos. Lave e seque os tomatinhos e corte-os ao meio.
• Numa tigela, coloque os dois ingredientes. Junte azeite de oliva, flor de sal e pimenta-do-reino. Complete com as folhas de manjericão e misture bem. Deixe tomar gosto por alguns minutos na geladeira. Usei a abobrinha colorida e orgânica da Fazenda Santa Adelaide, que achei linda e muito saborosa. Quem mora em São Paulo, encontra no Empório Santa Maria. Se preferir, pode usar a abobrinha italiana. Escolha as mais novinhas.

Abobrinha

Pepino e queijo Roquefort
• Lave o pepino (eu gosto de usar o japonês), seque e corte em fatias grossas (mais ou menos 2 cm).
• Prepare uma pasta com o queijo Roquefort, usando azeite de oliva (bem pouco) ou iogurte natural, só para dar mais cremosidade. Coloque esta pasta por cima dos pepinos e complete com uma erva aromática. Gosto com tomilho ou tomilho limão. Deixe na geladeira até a hora de servir. Você pode usar ainda queijo gorgonzola. O contraste de sabor e de textura é delicioso!

PepinoeRoquefort

Carpaccio com Molho Cítrico e com Pistou
• Para preparar o molho cítrico, rale a casca da laranja, sem deixar chegar na parte branca, coletando em uma xícara. Adicione azeite de oliva e flor de sal e misture bem.
• O pistou é a versão provençal do pesto, feito com azeite de oliva, manjericão e alho, amassando tudo muito bem.
• Você pode distribuir estes dois molhos sobre as fatias de carpaccio, colocadas sobre uma base, como uma torrada. Deixe para montar somente na hora de servir para não amolecer o pão. Outra alternativa é servir o pão ou a torrada separadamente.

carpaccio

Homus com Rabanete
• Distribua o homus sobre pedacinhos de pão sueco (ou outro pão crocante – você pode fazer, por exemplo, torradas de pão sírio) e complete com fatias finas de rabanete. O sabor fica muito bom e a combinação de texturas também.

HomuseRabanete

 


0 Comentários

Deixe o seu comentário!