Se eu pudesse resumir o Natal em dois aromas seriam o de pernil assado e o de panetone. O primeiro, lembra minha infância, quando a gente acordava e já sentia o cheirinho da carne assando no forno. O segundo, veio mais tarde, mas é igualmente marcante.
Pernil é o tipo de receita boa para fazer em família, porque rende bem. Além disso, você pode usar as sobras e fazer sanduíche (escolha um pão crocante, como a baguete, e acrescente um pouco de mostarda de Dijon, que fica uma delícia). O diferencial dessa receita é a geleia de pimenta, colocada no meio do cozimento, que dá um toque adocicado, além de dourar a carne.
Pernil Assado
Ingredientes
- 1 pernil de 3 kg
- 1/2 garrafa de vinho branco seco (escolha um bom, assim você pode beber uma taça enquanto cozinha)
- 3 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 1 cebola picada
- 4 dentes de alho picados
- alecrim, louro, cheiro verde, sálvia
- sal e pimenta-do-reino a gosto
- geleia de pimenta
1. Prepare uma marinada com o vinho branco, o azeite, a cebola, o alho e as ervas (você pode bater no liquidificador esses ingredientes, menos as ervas). Faça alguns furos no pernil, tempere com sal e pimenta-do-reino e coloque-o na marinada, cubra e deixe na geladeira na noite anterior ao preparo.
2. No dia seguinte, coloque o pernil para assar, com a marinada, em forno médio preaquecido, coberto com papel-alumínio. No meio do cozimento (depois de 1 hora e meia, mais ou menos), elimine o papel-alumínio e passe por cima do pernil a geleia de pimenta. Deixe terminar de assar, até a superfície ficar dourada e o interior ficar cozido (cerca de 3 horas no total, dependendo do forno ). Se o forno tiver grill, deixe os 10 minutos finais nesta função. Do contrário, faça cortes na pele do pernil para ajudar a dourar. Durante o cozimento, vá regando com o caldo da marinada e se necessário, junte um pouco de água quente.
3. Retire o pernil do forno e sirva com farofa e arroz branco. Se quiser preparar um molho, coloque um pouco de água no fundo da forma, aqueça e coe.
Sugestões de vinho: espumante Brut Rosé, Alvarinho (vinho branco português), Chardonnay ou um tinto da Rioja, Espanha.
Deixe um comentário