A parte mais importante desta receita é a qualidade do peixe, que deve ser fresco. No mais, basta escolher as suas combinações preferidas para compor um prato bonito e delicioso. Nesta versão, usei apenas tomate e cebola, que ficam maravilhosos assados, e coloquei algumas ervas frescas no interior desta belíssima pescada cambucu, peixe de carne branca e firme. O tempero? Apenas sal (prefiro usar sal marinho) e pimenta-do-reino. Um fio de azeite e forno!
Para acompanhar, gosto de arroz branco, que carrega bem o molhinho do fundo de cozimento do peixe. Uma farofinha também é uma boa. Em pouco tempo, você tem uma refeição leve e muito saborosa.
Para que o tempero seja bem distribuído, faça cortes dos dois lados do peixe, como os da foto, usando uma faca afiada. Tempere bem com sal e pimenta-do-reino, espalhando também pelo interior do peixe.
Coloque as ervas frescas (salsinha, cebolinha, coentro) no interior do peixe, disponha-o numa assadeira e distribua os demais ingredientes, que também devem ser temperados. Regue com um generoso fio de azeite e leve ao forno médio preaquecido. Preste atenção para não cozinhar demais, porque irá comprometer a textura do seu peixe. Retire do forno e sirva com arroz branco e farofa.
Tomates e cebolas ficam maravilhosos quando assados
Sugestão de vinho: um Greco di Tufo, da região da Campânia, Itália, ou um Riesling da Alemanha, que sempre cai muito bem.
Deixe um comentário