A Zahil Vinhos e o Mesa Completa se uniram para montar um cardápio criativo para sua Páscoa, harmonizado com vinhos cuidadosamente selecionados para deixar suas refeições ainda mais deliciosas. As receitas foram criadas, preparadas e fotografadas por mim. A harmonização foi feita por Bianca Veratti, diretora de comunicação da Zahil e membro da equipe técnica que faz a seleção do portfólio da importadora, também composto por Jorge Lucki e Bernardo Pinto.
A receita do bacalhau você confere a seguir, com sugestão de um branco e um tinto. Para conhecer as demais, baixe o e-book Páscoa Harmonizada.
Desejamos uma ótima Páscoa!
Lascas de Bacalhau com Grão-de-Bico
Ingredientes
- 500 g de bacalhau em lascas
- 1 xícara (chá) de grão-de-bico
- 3 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 1 cebola roxa em rodelas
- 2 dentes de alho em lâminas (opcional)
- 1 pitada de páprica doce e de páprica picante
- salsinha picada
- sal e pimenta-do-reino a gosto
1. Lave o bacalhau em água corrente e coloque-o numa tigela. Junte água fria até cobrir e deixe por cerca de 3 horas, trocando a água pelo menos três vezes.
2. Cozinhe o grão-de-bico com água numa panela de pressão por cerca 20 minutos ou até ficar macio, mas inteiro. Depois, escorra e elimine a casca.
3. Numa frigideira grande, coloque o azeite e deixe aquecer. Refogue a cebola e, em seguida, o alho. Acrescente o bacalhau escorrido e deixe tomar gosto.
4. Junte o grão-de-bico e misture com delicadeza. Acerte o sal e tempere com pimenta-do-reino moída na hora e com as pápricas. Misture novamente, polvilhe com a salsinha e sirva. Se preferir, acompanhe com alguma verdura refogada, como espinafre ou brócolis.
O sabor acentuado e a textura mais rígida do bacalhau aceitam tanto vinhos brancos quanto tintos, dependendo do modo de cocção.
Sugestão de vinho: esta receita pede vinhos frutados, para contrapor a picância da páprica, de bom corpo, para se igualar à estrutura do bacalhau e do grão-de-bico.
- Colheita Branco, Quinta do Carvalhais (Dão – Portugal)
- Papa Figos Tinto, Casa Ferreirinha (Douro – Portugal)
Deixe um comentário