Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

GastronomiaMinha Cozinha • 10 de novembro de 2020

Pargo ao Forno

Vinho branco, ervas frescas, cebola, alho, limão siciliano e tomates fazem uma combinação perfeita com este peixe delicioso

O que inspirou esta receita foi um livro de cozinha provençal que tenho há anos. Já fiz várias versões de peixe ao forno, mas sempre tem mais uma para me surpreender. O ponto alto deste prato foi a adição do limão siciliano e do vinho branco, que aportaram aroma e sabor ao peixe.

Usei salsinha e louro, que deu um toque bem gostoso ao conjunto, mas você pode optar por outras ervas frescas. Servi com cuscuz e batatinhas na manteiga, mas acho que arroz branco vai muito bem. Uma refeição deliciosa, leve e saudável.

Pargo ao Forno com Vinho Branco e Ervas Frescas

Serve 4 pessoas

Ingredientes

  • 2 pargos pequenos
  • 1 limão siciliano em fatias
  • 2 folhas de louro
  • alguns ramos de salsinha
  • 1 cebola branca ou roxa em rodelas
  • 4 dentes de alho cortados no sentido do cumprimento
  • 3 tomates maduros cortados em rodelas
  • 250 ml de vinho branco seco
  • azeite de oliva
  • sal e pimenta-do-reino a gosto

1. Lave e seque os peixes, previamente limpos, e faça cortes longitudinais em sua pele. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto (aqui é sempre bom contar com uma ajuda para que você possa temperar o interior do peixe e os cortes. Tenho sorte, porque meu marido está sempre comigo nessas horas).  Preaqueça o forno a 180 °C.
2. Coloque as ervas lavadas no interior dos peixes, menos o louro. Em uma assadeira, distribua as cebolas e parte das fatias de limão. Posicione as duas folhas de louro, de modo que fiquem debaixo de cada um dos peixes. Tempere com uma pitada de sal, regue com azeite de oliva e coloque os peixes por cima.
3. Distribua sobre os peixes as fatias de limão restantes, o alho e as rodelas de tomate. Tempere com sal e pimenta-do-reino e regue com mais azeite. Leve ao forno preaquecido até cozinhar. Se seu forno tiver grill, deixe dourar antes de servir, tomando cuidado para não passar do ponto de cozimento.


4. Sirva com cuscuz com legumes e batatinhas sauté. Para o cuscuz, coloque 1 xícara de água fervente com sal em um prato fundo, adicione uma xícara do cuscuz, tampe e deixe por cinco minutos. Depois, é só separar os grãos com um garfo e juntar aos legumes refogados no azeite. Aqui eu fiz  cenoura e abobrinha em cubinhos, além de cebola roxa picada, temperados com sal e pimenta-do-reino. Para as batatinhas, cozinhe 3 batatas em água com sal. Deixe esfriar um pouco, elimine a casca e pique em cubinhos. Em uma wok, coloque manteiga e um fio de azeite e junte os cubinhos de batata. Vá virando de vez em quando até ficarem dourados e crocantes. Leva um certo tempo.

Sugestão de vinho: um Chablis ou um bom Chardonnay do Novo Mundo.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *