Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

GastronomiaMinha Cozinha • 10 de dezembro de 2019

Vamos cozinhar?

Em menos de 30 minutos você pode preparar um espaguete com lula e molho de tomate e desfrutar de uma refeição deliciosa

Cozinhar dá trabalho, mas tem algumas coisas que você pode deixar prontas para facilitar. O molho de tomate caseiro é uma delas. Com um bom molho no freezer você já tem meio caminho andado. Depois, é só fazer a sua combinação favorita, como carne moída refogada, mussarela de búfala (aquela de bolinha) e manjericão ou lulas em anéis, que foi minha escolha no último domingo.

Para preparar o molho, compre tomates italianos maduros e firmes (a feira é o melhor lugar para achar), elimine a pele e as sementes e pique grosseiramente. Depois, coloque azeite de oliva numa frigideira antiaderente e refogue um pouco de alho cortado em lâminas. A quantidade vai depender do quanto você gosta de alho (eu amo!) e da proporção de tomates. Junte os tomates e refogue até desmancharem. Deixe esfriar, coloque em potinhos que fechem bem e leve ao freezer.

Deixe para temperar com sal e pimenta-do-reino na hora que for usar. Aqui em casa eu sempre tenho alguns potinhos de molho de tomate, que são de longe mais gostosos que os industriais.

Para cozinhar a massa, capriche na quantidade de água, coloque sal e não deixe passar do ponto. Veja a seguir minha receita de espaguete com lulas, molho de tomates frescos e manjericão. Com o molho já pronto, dá para fazer em 30 minutos, no máximo.

Espaguete com Lula e Molho de Tomate Fresco
Rende de 2 a 3 porções

Ingredientes

  • 200 g de espaguete
  • azeite de oliva
  • 500 g de lulas em anéis
  • molho de tomate fresco (cerca de 1 xícara)
  • sal e pimenta-do-reino a gosto
  • folhas de manjericão

1. Lave as lulas e deixe escorrer numa peneira. Depois de um tempo, tempere-as com sal e pimenta-do-reino. Reserve.
2. Em uma panela, coloque bastante água para ferver, com 1 colher de sopa de sal. Assim que levantar fervura, coloque o espaguete para cozinhar (a ideia é que fique pronto junto com o molho, ou seja, de 8 a 10 minutos).
3. Numa frigideira grande, coloque o molho de tomate fresco e tempere com sal e pimenta-do-reino. Deixe ferver ligeiramente, em fogo baixo (cuidado para não secar). Aumente o fogo, junte as lulas e deixe por 2 a 3 minutos. Acerte o sal.
4. Acrescente o espaguete escorrido, misture, desligue o fogo e adicione as folhas de manjericão. Sirva em seguida.

Para garantir o sucesso deste prato é importante não deixar a lula passar do ponto.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *