Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

GastronomiaMinha Cozinha • 18 de maio de 2020

Hora do Chá

Entre no clima do “Tea Time” inglês e descubra os fascinantes sabores do chá. Selecionei aqui três dos meus favoritos

O que inspirou este post foi o presente que ganhei da Carol pelo dia das mães: esta chaleira da foto da marca alemã Zwilling. Além de ser linda e transparente, o que permite ver a cor do chá, tem um bico que não deixa pingar nada. Não é para amar? Aqui em casa, a gente sempre toma chá no café da manhã, intercalando com café, que também adoramos. E às vezes, fazemos um chazinho à tarde ou à noite, para relaxar.

Sempre que a gente viaja (não sabemos quando vai acontecer novamente, uma pena!), volta com um suprimento de chás. Gostamos dos pretos para o café da manhã e sempre incluímos um Rooitea, que não contém cafeína, para tomar à noite.

Da África do Sul, o Rooitea tem cor laranja escuro. Além de fazer bem para a saúde, é delicioso e perfeito para relaxar. É encontrado na versão original ou em blends, com cítricos, caramelo ou menta, entre outros.

O Earl Grey é um chá preto aromatizado com notas cítricas, que eu amo. Tem sabor delicado, cor clara e pode ser consumido no café da manhã para despertar o corpo e alegrar a alma. Entre as versões mais nobres está o Earl Grey Imperor, da foto acima.

O Breakfast Tea também é um chá preto, de cor mais escura e sabor mais contido. Existem versões como o English Breakfast Tea e outras que levam o nome de cidades como Paris e Nova York, com blends variados (adoro o de baunilha). Também é uma excelente forma de começar o dia.

Dicas para preparar seu chá:

• use água filtrada e nunca deixe ferver. Caso tenha uma chaleira elétrica, posicione a temperatura em 80-90 °C (de acordo com o chá esta temperatura pode variar).

• Siga o tempo de infusão indicado na embalagem. Os chás pretos precisam de 3 minutos (muito tempo na infusão altera o gosto completamente e o chá fica tânico e desagradável), enquanto um Rooitea tem de ficar mais tempo (em torno de 5 minutos).

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *