Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

GastronomiaMinha Cozinha • 20 de janeiro de 2021

Filet à la moutarde

Além de delicioso, este clássico da cozinha francesa é fácil de fazer. Com um Bordeaux simples de boa qualidade, fica perfeito

A receita deste prato inclui a combinação de duas mostardas, a Dijon e à l’ ancienne (ou à moda antiga, aquela dos grãozinhos), além de creme de leite fresco e filé mignon. Para acompanhar, arroz branco (fundamental para carregar o molho) e batatas na manteiga. Um prato que para mim é a cara da comfort food e que foi preparado pelo meu marido, com minha ajuda.

Adoro fazer pratos com molhos à base de mostarda, combinando diferentes estilos, como a Dijon e à l’ ancienne (ou à moda antiga), ou usando a versão com mel. Já escrevi a respeito de mostardas aqui no blog, no post Mania de mostarda, que traz uma receita que faz o maior sucesso.

Filet à la moutarde

Ingredientes

  • 4 bifes altos de filé mignon
  • 1 colher (sopa) de mostarda Dijon
  • 1 colher (sopa) de mostarda à l’ ancienne 
  • 4 colheres (sopa) de creme de leite fresco
  • folhas de estragão fresco
  • azeite de oliva
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • sal e pimenta-do-reino a gosto

1. Tempere os filés com sal e pimenta-do-reino a gosto. Em um bowl, coloque o creme de leite e adicione as mostardas, misturando bem. Se você achar o molho muito forte, junte um pouco mais de creme de leite. 
2. Em uma frigideira antiaderente de fundo grosso, coloque um fio de azeite e a manteiga e grelhe os filés no ponto desejado (o ideal é ao ponto, vermelho por dentro, mas cada um tem seu gosto).
3. No fim do cozimento, adicione a mistura de creme de leite e mostardas, previamente aquecida em banho-maria, e misture bem. Complete com o estragão picado.
4. Sirva a seguir, com arroz branco e batatas na manteiga. Para preparar as batatas (4 pequenas ou 2 grandes), cozinhe-as sem a casca até ficarem firmes e corte-as em cubinhos. Em uma frigideira anti-aderente, doure as batatas na manteiga (2 colheres de sopa), com um fio de azeite. Esta é a parte mais demorada da receita, porque deve ser feita até que a batata fique bem dourada, para ficar crocante. Para isso, você deve começar a fazer a batata cerca de 5 minutos antes de grelhar os filés.

Caso você goste de uma carne mais saborosa, escolha bifes altos de miolo de alcatra.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *