Escondidinho não é novidade, muita gente faz, mas a versão mais comum é a que leva batatas. Os recheios também variam: carne seca, carne moída refogada, frango desfiado. Minha querida ajudante, Mara, preparou a receita que ilustra esta foto usando mandioquinha, com recheio de carne moída. Ficou uma delícia, porque a mandioquinha é levemente adocicada e deu um contraste muito gostoso com o refogado de carne. Para acompanhar, uma salada fresca e pronto, refeição resolvida.
Escondidinho de Mandioquinha
Ingredientes
- 3 a 4 mandioquinhas
- manteiga
- leite
- carne moída
- azeite de oliva
- tomates sem pele e sem sementes
- cebola e alho picados
- cheiro verde
- queijo parmesão ralado na hora
- sal e pimenta-do-reino a gosto
1. Refogue a cebola no azeite, junte o alho e deixe até dourar levemente (cuidado para não queimar). Acrescente a carne moída e misture bem para que fique homogênea. Refogue por alguns minutos e junte os tomates picados. Tempere com sal e pimenta-do-reino e deixe cozinhar. Você pode acrescentar pimenta-dedo-de-moça para dar um toque mais picante, se gostar. Adicione o cheiro verde picado e reserve.
2. Descasque a mandioquinha e cozinhe em água filtrada. Esprema e faça um purê, usando leite, manteiga e sal. Você pode acrescentar um pouco de requeijão ou creme de leite fresco para aumentar a cremosidade do purê.
3. Em uma travessa refratária, coloque o refogado de carne moída. Espalhe por cima o purê de mandioquinha e polvilhe com um pouco de queijo ralado na hora. Leve ao forno para gratinar e sirva com uma salada de sua preferência.
Foto: Solange Souza
Deixe um comentário