Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

GastronomiaMinha Cozinha • 24 de novembro de 2020

Entradas saudáveis

5 receitas vegetarianas de entradinhas com legumes combinados com queijos e outros ingredientes. Deliciosas e práticas!

Nos dias mais quentes, traga todo o frescor da horta para sua mesa. Separei algumas entradinhas que fazem sucesso na minha casa e que você pode facilmente incluir no seu cardápio. Capriche na sua compra, escolhendo os legumes mais tenros e bonitos (orgânicos, de preferência) e use sua imaginação para criar outras versões. E se quiser, pode compartilhar comigo que vou adorar!

Beterraba com Queijo Boursin
• Cozinhe a beterraba em água, tomando cuidado para que fique firme. Escolha um bom boursin, tempere com azeite, sal e pimenta-do-reino moída na hora e coloque em uma travessa.
• Distribua por cima os gomos de beterraba (você pode cortar mais fino, se preferir) e tempere tudo com um bom azeite de oliva, flor de sal e pimenta-do-reino moída na hora. Complete com folhas de manjericão e sirva com um pão rústico. O contraste do sabor levemente adocicado da beterraba com a acidez do queijo de cabra é maravilhoso.
• Na mesma travessa, disponha rabanetes cortados em gomos e sirva com homus (pasta de grão-de-bico). Com isso, você diminui um pouco a quantidade de pão, deixando espaço para a refeição principal.

Tartare de Abobrinha com Tomatinhos e Manjericão
• Lave e seque a abobrinha, corte-a em quatro partes, elimine toda a semente e pique em quadradinhos. Lave e seque os tomatinhos e corte-os ao meio.
• Numa tigela, coloque os dois ingredientes. Junte azeite de oliva, flor de sal e pimenta-do-reino. Complete com as folhas de manjericão e misture bem. Deixe tomar gosto por alguns minutos na geladeira. Usei a abobrinha colorida e orgânica da Fazenda Santa Adelaide, que achei linda e muito saborosa. Se preferir, pode usar a abobrinha italiana. Escolha as mais novinhas.

Carpaccio de Rabanete
• Lave e seque os rabanetes, corte-os bem fininhos (se tiver uma mandoline, melhor) e distribua as fatias em pratinhos.
• Prepare um molho com mostarda de Dijon, azeite de oliva extravirgem e um pouco de suco de limão siciliano (antes de espremer o limão, rale a casca sobre os rabanetes).
• Regue o carpaccio com o molho, tempere com flor de sal e complete com castanhas de caju picadas e salsinha bem picadas. Aprendi esta receita com a Celita, uma mineira super simpática que manda muito bem na cozinha.

Pepino e queijo Roquefort
• Lave o pepino (eu gosto de usar o japonês), seque e corte em fatias grossas (mais ou menos 2 cm).
• Prepare uma pasta com o queijo Roquefort, usando azeite de oliva (bem pouco) ou iogurte natural, só para dar mais cremosidade.
• Coloque esta pasta por cima dos pepinos e complete com uma erva aromática. Gosto com tomilho ou tomilho limão. Deixe na geladeira até a hora de servir. Você pode usar ainda queijo gorgonzola. O contraste de sabor e de textura é delicioso!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *