Apesar de não ser muito fã de doces, adoro os caseiros de sabor mais simples. Este de abóbora, que compartilho aqui, é uma receita da minha mãe, doceira de mão cheia! A técnica que ela usa é deixar a abóbora em água com cal, o que cria aquela textura firme por fora e macia por dentro. Para acompanhar, um bom queijo mineiro curado e um Porto Tawny. Dos deuses!
Doce de abóbora
Ingredientes
- 4 kg de abóbora
- 2 colheres de cal virgem
- 2 e 1/2 kg de açúcar cristal
- cravo-da-índia a gosto
1. Descasque a abóbora, elimine as sementes e corte-a em cubos médios. Coloque os pedaços de abóbora numa vasilha e cubra com água fria. Coloque a cal em um guardanapo de pano, enrole para não escapar e coloque-o na vasilha com a abóbora, deixando de molho por cerca de 2 horas e meia, sempre espremendo o guardanapo e misturando com a água.
2. Em seguida, lave bem os pedaços de abóbora, escorra e faça um furo com um garfo em cada um deles. Coloque-os num tacho de cobre, cubra com água limpa, adicione os cravos-da-índia e junte o açúcar, aos poucos. Deixe cozinhar, eliminando a espuma que se formar na superfície, até ficar em ponto de calda. Espere esfriar e leve à geladeira.
Deixe um comentário