Se a sua mãe gostar de frutos do mar e de vinho branco, como eu, vai adorar este presente. Risoto é um prato que agrada bastante e você pode variar nas combinações. Antes de passar para a receita, vou dar algumas dicas importantes:
• são três tipos de arroz que podem ser usados: Arborio (o mais simples), Carnaroli (meu preferido) e o Vialone Nano.
• a escolha da panela é muito importante! Prefira as de fundo grosso, bom diâmetro e bordas altas. Eu uso a Lion, da Tramontina, e amo!
• prepare um bom caldo, sem sal e sem gordura adicional: de legumes, carne, frango ou frutos do mar, dependendo do tipo de risoto. Em geral, os industrializados contêm muito sal e gordura.
• use uma boa colher de pau. O segredo do risoto é mexer o tempo todo, adicionando o caldo quente, aos poucos.
Risoto de Aspargos e Lagostim
Ingredientes
- 1 e 1/2 xícara (chá) de arroz Carnaroli
- caldo de legumes ou de lagostim (se não tiver, use água fervente)
- vinho branco (opcional)
- 1 cebola pequena picada
- 1 pacote de aspargos verdes frescos
- 700 g de lagostins limpos
- manteiga
- sal e pimenta-do-reino a gosto
1. Lave e seque os aspargos, corte-os em pedaços médios (elimine a parte mais dura) e deixe alguns inteiros para enfeitar o prato.
2. Lave os lagostins, deixe escorrer e tempere com sal e pimenta-do-reino.
3. Coloque o azeite numa panela, junte a cebola e misture até murchar. Acrescente o arroz e misture bem. Adicione o vinho branco (60 ml) e deixe evaporar. Em seguida, comece a juntar o caldo aquecido, mexendo sempre. Junte sal, adicione os aspargos picados (deixe as pontas para colocar uns 10 minutos antes de terminar o risoto) e continue adicionando o caldo e misturando.
4. Numa frigideira antiaderente, grelhe os lagostins em um fio de azeite. Grelhe também os aspargos inteiros, temperando com sal, e reserve.
5. Quando o arroz estiver quase no ponto, adicione os lagostins e misture com delicadeza. Acerte o sal e tempere com pimenta-do-reino. Por fim, junte uma colher de manteiga e misture. Sirva em seguida, decorando os pratos com os aspargos inteiros.
Se for preparar o caldo de lagostins, lave bem as carcaças e coloque em uma panela bem alta. Adicione água, um ramo de salsão, um talo de alho-poró, 1 cebola cortada em gomos e alguns grãos de pimenta-do-reino. Deixe no fogo por cerca de 20 minutos e coe.
Sugestão de vinho: Borgonha branco (porque sua mãe merece!), Riesling alemão (esta mãe aqui merece!). Se não for possível, um branco de bom corpo e frescor, de preço mais em conta.
Menina adorei essa receita!!! Irei fazer com certeza!!! Eu adoroooo seu blog aprendo muito e amo ler suas receitas!!! Que bom gosto e sensatez nos ingredientes. Impossível dar errado!!! Parabéns e por favor, continue nos presenteando com suas receitas maravilhosas!! 😍😍😍😍
Olá Mirian,
Seu comentário me deixou super feliz! É muito bom ter um retorno tão positivo assim. Com certeza vou continuar compartilhando os pratos que gosto de preparar em casa. Um abraço e muito obrigada!