Esta receita nasceu por acaso. Eu tinha duas cavaquinhas no freezer, que não renderiam para a refeição principal, e decidi fazer uma entrada: salada verde com cavaquinha grelhada. Só que fazia um friozinho naquele dia e achei que seria melhor uma entrada quente. Pensei: vou fazer um creme de mandioquinha, grelhar a cavaquinha, cortar em pedaços e servir com o creme. Foi um sucesso!
Repeti com lagostim e ficou muito bom também (coloquei uma inteira só para ficar bonita na foto, mas o melhor é sem a casca, claro!). A combinação do creme aveludado de mandioquinha com aqueles nacos dos crustáceos é divina!
Creme de Mandioquinha com Lagostim
Ingredientes
- 4 mandioquinhas médias
- 2 dentes de alho picados
- 1/2 cebola média picada
- azeite de oliva
- lagostim ou cavaquinha limpa, lavada e escorrida
- sal e pimenta-do-reino a gosto
1. Lave e seque as mandioquinhas e elimine a casca (use um descascador de cenoura). Corte-as em rodelas não muito finas.
2. Numa panela, coloque um pouco de azeite e refogue a cebola e o alho. Junte a mandioquinha e misture bem. Tempere com sal e adicione água fervente, até cobrir as mandioquinhas e passar uns dois dedos. Deixe cozinhar até ficarem quase desmanchando.
3. Em seguida, bata com o mixer elétrico (eu prefiro porque acho mais prático que liquidificador) e reserve.
4. Tempere o lagostim ou a cavaquinha com sal e pimenta-do-reino. Em uma frigideira antiaderente, grelhe rapidamente o crustáceo escolhido. Assim que mudar de cor, vire do outro lado e deixe mais um pouquinho.
5. Aqueça o creme de mandioquinha, acerte o sal e distribua nos pratos (como é uma entrada, o ideal é servir em cumbucas menores). Corte o lagostim ou a cavaquinha em pedaços e distribua sobre o creme. Complete com pimenta-do-reino moída na hora e sirva em seguida. Deve render quatro porções.
Deixe um comentário