Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

GastronomiaMinha Cozinha • 29 de novembro de 2018

Cozinhando na Wok

Com este utensílio, uma boa seleção de ingredientes e fogo alto, você prepara pratos rápidos, nutritivos e muito saborosos!

Utensílio básico da cozinha asiática, a wok tem lugar cativo na minha cozinha. São panelas criadas para fogo alto, portanto, as que têm revestimento antiaderente são melhores, além de você não precisar colocar tanto óleo ou azeite. Tenho uma mais leve, que aquece muito rapidamente, e uma de ferro. A primeira é ideal para cozimento rápido e requer atenção para não queimar os ingredientes e deixá-los crocantes. A segunda, retém o calor por mais tempo.

Adoro cozinhar na wok porque em pouco tempo você prepara pratos incríveis, como este yakisoba, que abre o post. O ideal é usar uma pinça grande para misturar os ingredientes e sacudir a wok de vez em quando. A cozinha asiática usa mais óleo do que azeite, mas eu prefiro o segundo. A seguir, uma receita rápida e deliciosa, que permite muitas variações:

Yakisoba (do meu jeito)

• Escolha legumes e verduras como couve-flor, brócoli, cenoura, acelga, repolho. Você pode preparar uma versão vegetariana ou incluir carne, frango e até mesmo camarão. Alguns supermercados e feiras livres costumam ter bandejas com uma seleção pronta para yakisoba. Acho muito prático, quando a gente tem pouco tempo.

• Se não adotar a seleção pronta, prepare e lave os legumes, cortando a cenoura em rodelas, picando a acelga ou o repolho em tiras grossas, separando os buquês de brocoli e couve-flor (costumo aferventar rapidamente estes dois antes de colocá-los na wok). Gosto de incluir uma cebola cortada em gomos.

• Quando esta parte estiver concluída, coloque bastante água para ferver. Junte o macarrão para yakisoba e cozinhe conforme as instruções da embalagem.

• Se for usar carne, compre bifes de alcatra e corte-os em tiras largas. Se usar frango, faço o mesmo com o filé. Aqueça um pouco de azeite na wok, coloque a cebola, refogue rapidamente e junte a carne, o frango ou o camarão (já limpo), temperando antes com sal. Retire e reserve.

• Refogue os legumes (se necessário, junte mais azeite), mas não deixe cozinhar muito. Tempere com shoyu a gosto (existem molhos próprios para yakisoba, mas eu gosto de usar shoyu). Junte a carne, frango ou camarão, adicione o macarrão cozido e escorrido, misture bem e sirva.

 

 


0 Comentários

Deixe o seu comentário!