Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

GastronomiaMinha Cozinha • 12 de novembro de 2021

Caldo Verde

Para os dias mais frescos, o Caldo Verde cai muito bem, principalmente se for acompanhado de um bom branco ou tinto português

Ainda que o verão esteja chegando, sempre tem aqueles dias mais friozinhos que pedem um bom caldo. Sou fã dos que são preparados com batata e o caldo verde está entre meus favoritos. Prefiro amassar a batata, em vez de bater no liquidificador, para manter a textura granulosa. Outra dica importante é escolher uma linguiça portuguesa de boa qualidade.

Para deixar sua refeição ainda mais especial, acompanhe com um branco da Bairrada ou um tinto do Alentejo ou da região de Lisboa, com pouca madeira.

Caldo Verde

  • 3 batatas médias
  • linguiça portuguesa 
  • 1 cebola pequena picada 
  • azeite de oliva
  • 1/2 maço de couve manteiga picada
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

1. Lave as batatas, descasque e corte-as em cubos. Elimine a pele da linguiça portuguesa e corte-a em fatias não muito finas.
2. Numa panela, coloque um fio de azeite e doure as fatias de linguiça rapidamente. Retire-as e reserve.
3. Na mesma panela, coloque um pouco de azeite e refogue a cebola. Junte as batatas e misture para pegar gosto. Adicione 1 litro de água fervente (ou um caldo de carne caseiro), tempere com sal (lembre-se que a linguiça portuguesa é salgada) e pimenta-do-reino e deixe a batata cozinhar. 
4. Em seguida, retire a batata com uma escumadeira, coloque em um prato e amasse grosseiramente com um garfo. Volte este purê rústico para a panela e confira se a proporção de caldo é suficiente.
5. Por fim, adicione a linguiça, deixe tomar gosto e acerte os temperos. Complete com a couve picada, no último momento, e sirva com um fio de azeite extra virgem. 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *