Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

GastronomiaMinha Cozinha • 14 de abril de 2020

Bolo do Pedro

Criado por Wilma Kövesi, fundadora da escola de cozinha que leva seu nome, este bolo é uma delícia, mas tem seus truques!

Este é um bolo de chocolate diferente, que lembra um brownie, mas é mais gostoso. Não vai fermento, é assado em banho-maria e, para mim que não sou de fazer doces (deve ter sido o terceiro bolo da minha vida), foi um grande desafio. Descobri, também, que não tenho uma cozinha equipada para fazer bolos. Mas, em tempos de confinamento, um desafio ocupa o corpo e a mente.

O Bolo do Pedro ganhou este nome porque era o favorito do filho da Wilma Kövesi (falecida em 2004), fundadora da Escola Wilma Kövesi de Cozinha, em São Paulo, que há muitos anos é comandada por sua filha, Betty.

Para fazer o bolo, além de seguir a receita abaixo direitinho, recomendo que coloque o papel manteiga na forma. Infelizmente, não tinha uma forma adequada e não segui esta recomendação, o que fez com que meu bolo ficasse “preso”, embora tenha ficado delicioso, na opinião da minha filha, Carol, que ama chocolate e é super sincera.

Bolo do Pedro

Ingredientes

  • 200 g de manteiga em temperatura ambiente, mas não muito mole
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 4 ovos em temperatura ambiente
  • 2 1/4  xícaras (chá) de chocolate em pó peneirado
  • 1/2 xícara de farinha de trigo peneirada
  • 1 xícara de leite
  • 1 pitada de sal
  • 1/2 a 1 colher (sopa) de conhaque ou rum escuro para regar
  • 1 forma redonda (cerca de 23 cm de diâmetro e 5 cm de altura)

1. Com a batedeira, bata a manteiga com o açúcar até ficar cremosa. Junte as gemas, uma a uma, separando das claras (que serão batidas em neve). Depois de bem batido, junte o chocolate e a farinha, peneirando, e bata apenas para misturar. Acrescente o leite e bata mais.
2. Bata as claras com o sal em neve macia e incorpore, aos poucos e delicadamente, à mistura do chocolate.
3. Unte a forma e aplique sobre o fundo uma folha de papel manteiga cortada no diâmetro da fôrma (garantirá que o bolo desenforme sem quebrar).
4. Despeje a massa na forma e leve ao forno pré-aquecido moderado (180ºC) em banho-maria de água fervente por aproximadamente 90 minutos, ou até se consolidar e a crosta estar bem formada.
5. Desenforme morno e fure a superfície com um garfo em vários lugares. Regue com o conhaque ou rum.

Assado desta maneira, o bolo ganha uma crosta deliciosa por cima

 

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *