Meu primeiro contato com o arroz Carolino foi no ano passado, na Serra da Estrela, em Portugal, quando provei o melhor arroz doce da minha vida. Não sou de doces, quem me conhece sabe, mas adoro estes mais simples. Perguntei ao garçom do restaurante qual era o segredo e ele me respondeu, o Carolino! Peguei a receita e meses depois fui atrás do tal arroz. Encontrei na Casa Santa Luzia e acabei me esquecendo dele por um tempo.
Nesta semana, decidi repetir a receita do arroz doce, feito somente com leite, açúcar e o Carolino, claro! Sem colocar nenhum outro ingrediente, o doce fica cremoso e muito bom. Minha próxima tarefa é preparar uma versão salgada com este ingrediente. Inspiração é o que não falta…
Arroz Doce Português
Rende 6 porções
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de arroz Carolino
- 1 e 1/2 litro de leite A
- 1 xícara (chá) de açúcar
- canela para polvilhar
1. Em uma panela, coloque o arroz. Junte o leite e o açúcar, misture, leve ao fogo baixo e deixe cozinhar. Se preferir, junte uma pitada de sal. Mexa sempre, para não deixar grudar nem ressecar, até o arroz ficar cozido e cremoso.
2. Distribua o arroz doce em potinhos, polvilhe com canela e sirva morno ou gelado.
Boa tarde!
Poderia me informar, qual arroz aqui no Brasil, substitui o arroz carolino.
Obrigado!
Olá Humberto,
respondendo sua pergunta sobre o arroz Carolino, não conheço nenhum equivalente no Brasil.
De origem portuguesa, este arroz tem bastante poder de absorção, sendo ideal para preparar vários pratos salgados (arroz de pato, de frutos do mar e outros tantos) e o arroz doce.
Em São Paulo é encontrado na Casa Santa Luzia.
Obrigada por acompanhar o Mesa Completa!
Pela descrição, os arrozes utilizados para risoto, funcionam da mesma maneira( carnaroli ou arbório).