Coloridos, lindos e saborosos, os brotos (de coentro, beterraba, brócoli) sempre aparecem nas finalizações de pratos de grandes chefs de cozinha, combinados especialmente com peixes, frutos do mar e legumes. Não são ingredientes baratos e são bastante perecíveis, mas você pode usá-los para dar um toque de beleza e de frescor em seus pratos.
Encontro estes brotos super fresquinhos na feira da Vila Madalena, em São Paulo
Gosto de usar em peixes, como o da foto que abre este post, preparado no forno com suco e raspas de limão siciliano (dá-lhe frescor!) e servido com cuscuz (veja abaixo). Uma refeição muito leve e deliciosa para os dias mais quentes, acompanhado de um vinho branco fresco e de boa estrutura, como um Albariño (Rías Baixas, Espanha) ou um Encruzado (Dão, Portugal).
Para preparar o cuscuz: na embalagem vêm as instruções de preparo, mas eu explico aqui. Coloque uma xícara de água fervente com sal em um prato fundo, adicione uma xícara do cuscuz, tampe e deixe por cinco minutos. Depois, é só colocar um fio de azeite ou manteiga (sou do azeite!) e separar os grãos com um garfo. Eu gosto de fazer legumes refogados no azeite, como cenoura e abobrinha em cubinhos, e misturar com o cuscuz. Fica uma delícia para acompanhar peixes e aves.
Oi Solange, pf em qual feira da v madalena vc compra os brotos? Na mourato coelho?
Oi Fernanda! Sim, é na feira da Mourato Coelho, aos sábados. Tem na banca de um japonês, um pouco antes da Aspicuelta (entrando pela Inácio Pereira da Rocha), no lado direito.