A foto que abre este post foi inspirada em uma receita do livro Minhas Receitas da Provence, de Patricia Wells: uma massa curta que combina linguiça, sementes de erva-doce e vinho tinto, além de dois ovos (no estilo do carbonara). Como é um prato mais indicado para dias frios, fiz uma versão mais leve, usando penne e molho de tomate (sem o vinho e os ovos), mas não deixei de incluir as sementes de erva-doce na hora de refogar a linguiça. Meu marido e eu preparamos a receita original, que você confere a seguir. Ficou excelente, mas não fotografei.
Penne com Linguiça, Erva-Doce e Vinho Tinto
Ingredientes
- 500 g de penne ou fusilli
- 500 g de linguiça grossa, desfeita em pedacinhos
- 1 colher (chá) de sementes de erva-doce
- 3 colheres (sopa) de molho de tomate (de preferência caseiro)
- 500 ml de vinho tinto de boa qualidade
- 2 ovos em temperatura ambiente
- 1/4 xícara (chá) de queijo parmesão ralado na hora
- sal e pimenta-do-reino a gosto
- 250 ml da água de cozimento da massa
1. Em uma panela grande, coloque bastante água para ferver (cerca de 5 litros), com um pouco de sal. Adicione a massa e cozinhe seguindo as instruções da embalagem.
2. Numa frigideira grande antiaderente (onde você vai também temperar a massa depois), doure a carne da linguiça por 3-4 minutos, mexendo com uma colher de pau para desfazer os gominhos. Junte as sementes de erva-doce e o molho de tomate, mexa e cozinhe por 2 minutos. Aos poucos, acrescente o vinho tinto, espalhando por toda a frigideira. Reduza o fogo e deixe o álcool evaporar (cerca de 15 minutos). Tempere com sal.
3. Numa tigelinha, coloque os ovos (sempre quebre-os em um recipiente separado para não estragar a receita, caso não estejam bons) e bata-os com um garfo ou um batedor manual. Junte o queijo ralado e uma generosa quantidade de pimenta-do-reino moída na hora e misture bem. Reserve.
4. Escorra a massa quando estiver cozinha “al dente”, lembrando de reservar uma xícara (chá) do líquido.
5. Junte a massa à frigideira com o molho de linguiça e misture bem. Retire a frigideira do fogo e junte rapidamente a mistura de ovos e queijo, mexendo bem. Use o líquido de cozimento reservado, colocando aos poucos, para dar mais cremosidade ao prato. Sirva em seguida.
O conselho de Patricia Wells para o sucesso do prato é “achar a melhor linguiça que puder, de preferência de porco…”. Ela recomenda ainda reservar um pouco da água de cozimento da massa (uso muito este truque) para uniformizar o molho.
Sugestão de vinho: Chianti ou Dolcetto d’Alba
Para fazer o Penne com Ragu de Linguiça, usei 4 gomos de linguiça toscana da marca Pirineus. Primeiro eu preparei o molho, usando tomates pelados da Mutti. Numa frigideira antiaderente, refoguei no azeite 3 dentes de alho cortados em lâminas e juntei os tomates picados grosseiramente, o suco e um pouquinho de água (jogo a água na latinha para aproveitar todo o suco). Temperei com sal e pimenta-do-reino, deixei por cerca de 10 minutos e reservei. Limpei frigideira e dourei a linguiça, sem adição de gordura (antes, eliminei a pele e esmigalhei). Adicionei as sementes de erva-doce (1 colher de chá) e deixei tomar gosto. Depois, juntei o molho de tomate e a massa cozida e escorrida. Caso necessário, você pode acrescentar um pouco do líquido do cozimento da massa. Polvilhei com salsinha picada e servi em seguida.
Neste Risoto de Linguiça, a erva-doce é fresca. Um prato incrível, que faz muito sucesso
Risoto de Linguiça Toscana e Erva-doce
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de arroz carnaroli ou arbório
- 3-4 colheres (sopa) de vinho tinto de boa qualidade (escolha um que tenha boa acidez)
- caldo de legumes
- 2 a 3 gomos de linguiça toscana (depende do tamanho)
- 2 cebolas (uma delas cortada em gomos e a outra picada)
- 1 bulbo de erva-doce com os ramos
- azeite de oliva
- manteiga
- sal e pimenta-do-reino a gosto
1. Coloque a linguiça em uma assadeira junto com as cebolas cortadas em gomos e a erva-doce cortada em pedaços (corte no sentido do comprimento). Leve ao forno médio, preaquecido, por alguns minutos, até a linguiça cozinhar.
2. Em seguida, retire a assadeira do forno, elimine a pele da linguiça e esmigalhe o miolo. Reserve a cebola e a erva-doce. Caso você não tenha um caldo de legumes à mão, coloque um pouco de água fervente no fundo da assadeira, coe e use no preparo do risoto.
3. Em uma panela de fundo grosso, coloque um pouco de azeite. Junte a cebola e refogue. Acrescente o arroz e misture bem. Junte o vinho, aumente o fogo e deixe evaporar. Comece a adicionar o caldo fervente, aos poucos, mexendo sempre.
4. No meio do cozimento, cerca de 15 minutos depois de começar o processo, coloque a linguiça, mexendo bem. Tempere com sal e pimenta-do-reino.
5. Por fim, acrescente a erva-doce e a cebola que foram ao forno. Adicione ainda alguns pedacinhos dos talos mais finos da erva-doce, que vão dar uma crocância deliciosa ao prato. Adicione um pouco de manteiga e misture com delicadeza.
6. Distribua o risoto nos pratos e decore com um raminho de erva-doce.
Sugestões de vinho: Rosso di Montalcino, Côtes du Rhône Rouge ou Bordeaux
Aqui um prato para dias mais frescos, preparado com lentilha de Puy
Lentilha de Puy com Linguiça no Forno
Ingredientes
- 2 linguiças frescas de sua preferência
- 1 xícara (chá) de lentilha de Puy
- ½ cebola grande bem picada
- 2 dentes de alho bem picados
- 1 cenoura grande picada em cubinhos
- azeite de oliva
- um bom vinagre de vinho tinto
- 1 pitada de cominho em pó
- sal a gosto
- salsinha picada
1. Coloque a lentilha de molho durante 1 hora. Em seguida, escorra, troque a água e leve para cozinhar. Quando estiver cozida “al dente”, escorra e reserve. Nunca cozinhe a lentilha com sal, para que fique macia (dica da Yannick, minha professora de francês e minha amiga).
2. Em uma panela, coloque o azeite de oliva e junte a cebola. Deixe murchar e acrescente o alho, mexendo sempre e tomando cuidado para não queimar. Junte a cenoura, misture e tempere com sal. Deixe cozinhar rapidamente, para que a cenoura fique crocante.
3. Adicione a lentilha escorrida. Regue com um pouco de vinagre (cerca de 1 colher de chá rasa), tempere com sal e com o cominho. Misture e prove o tempero. No fim do cozimento, junte a salsinha picada. Sirva a lentilha com as linguiças assadas no forno.
Sugestão de vinho: tintos frutados e frescos, como um Tempranillo jovem.
Um jeito fácil de sofisticar um pão com linguiça
Sanduíche de Linguiça com Erva-doce e Mostarda
Ingredientes
- 1 bife de linguiça
- erva-doce em rodelas finas
- mostarda de Dijon
- baguete rústica
1. Em uma frigideira antiaderente, grelhe o bife de linguiça. Se não encontrar o bife, use uma linguiça de sua preferência, cortando-a ao meio no sentido do comprimento.
2. Abra a baguete e coloque a linguiça. Complete com a erva-doce e com a mostarda.
Sugestões de vinho: Barbaresco (Piemonte), Chianti Classico (Toscana), Tempranillo (Espanha) ou um Bordeaux mais simples
Deixe um comentário