Em casa, adotamos o estilo de moqueca capixaba (que me perdoem os baianos), preparada com azeite de oliva, bastante cebola, tomate, coentro e pimenta-dedo-de-moça para finalizar. No caso da moqueca de siri ou de aratu (aquele caranguejo colorido, típico do sul da Bahia), é muito rápido de preparar. A moqueca de peixe e camarões demanda um pouco mais de tempo, mas não é nada complicada. A seguir, você confere as três receitas.
Para acompanhar, arroz branco e uma farofinha de farinha de mandioca. Um belo vinho branco, que tenha estrutura e frescor, completa a experiência. Albariño da Espanha, Encruzado, do Dão (Portugal) e Bordeaux branco estão entre meus favoritos.
Debaixo deste mar de camarões e ervas estão as postas de pescada amarela, peixe excelente para moqueca
Moqueca de Peixe com Camarão
Ingredientes
- 4 postas de peixe (pescada amarela, robalo, garoupa)
- 300 g de camarão médio limpo
- 5 tomates
- 3 cebolas
- azeite de oliva
- salsinha, coentro e/ou cebolinha verde
- pimenta-dedo-de-moça a gosto
- sal e pimenta-do-reino a gosto
1. Tempere o peixe e o camarão com sal e pimenta-do-reino. Descasque as cebolas e corte-as em rodelas. Corte os tomates em rodelas e pique a salsinha e o coentro.
2. Em uma wok ou frigideira grande de fundo grosso, coloque o azeite e distribua a cebola. Deixe refogar até murchar. Em seguida, distribua as rodelas de tomate, tempere com sal e deixe cozinhar.
3. Distribua as postas de peixe e deixe cozinhar, virando com cuidado no meio do processo. Um pouco depois, junte os camarões. Preste atenção para que o peixe não passe do ponto, ficando cozido mas firme (os camarões também não podem cozinhar muito). Junte a pimenta-dedo-de-moça, sem as sementes e picada e deixe mais um pouco. No fim, polvilhe com a salsinha e o coentro.
4. Sirva com arroz branco e com farofa de farinha d’água, que é uma farinha de mandioca mais grossa, e manteiga. Se usar manteiga sem sal, junte um pouco de sal na farofa. Coloque a manteiga numa frigideira, junte a farinha e vá mexendo aos poucos até dourar, mas sem queimar.
Leve e deliciosa, a moqueca de siri é muito fácil de fazer
Moqueca de Siri
Ingredientes
- 1 bandeja de carne de siri
- 1 cebola média cortada em rodelas ou em gomos finos
- 3 a 4 tomates sem pele e sem sementes picados
- azeite de oliva
- 1 pimenta-dedo-de-moça fresca
- coentro a gosto
- sal a gosto
1. Em uma frigideira, coloque um pouco de azeite e refogue a cebola (se gostar, junte 1 dente de alho cortado em lâminas). Acrescente a carne de siri, o sal, misture e deixe tomar gosto. Adicione os tomates e deixe cozinhar por alguns minutos. Para ficar com mais molho, você pode acrescentar um pouco de molho de tomate caseiro (quando eu tenho o molho pronto, acabo usando no lugar das rodelas de tomate).
2. No fim do cozimento (demora de 15 a 20 minutos), junte a pimenta-dedo-de-moça sem as sementes e picadinha. Acerte o sal, se necessário, polvilhe com o coentro picado e desligue o fogo.
Para preparar a moqueca de aratu, siga o mesmo procedimento da moqueca de siri
Deixe um comentário