Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

NovidadesVinhos e etc • 25 de maio de 2021

Vinhos de Terroir

A vinícola argentina La Celia lança linha de vinhos muito elegantes, produzidos em pequenas parcelas, com produções limitadas

Não estranhe se não encontrar o nome da uva em destaque nos rótulos e sim o nome das parcelas. Paraje Altamira (Malbec), La Consulta (Cabernet Franc) e Eugenio Bastos (Cabernet Sauvignon) são pequenas parcelas de vinhedos no vale do Uco, com áreas em torno de 1 hectare, que foram cuidadosamente selecionadas para compor a linha Vinos de Terrunyo (vinhos de terroir), a top da vinícola argentina La Celia, que tem como enólogo consultor o italiano Alberto Antonini e a argentina Andrea Ferreyra como enóloga chefe. 

Em uma apresentação on-line, que reuniu a equipe da La Celia e jornalistas de diferentes partes da América do Sul, foram descritos cada um deles, que ainda não estão disponíveis no Brasil, mas que eu tive o prazer de provar.

Em comum, esses vinhos trazem a elegância e o frescor, resultado desta seleção cuidadosa de parcelas, vinhedos de altitudes entre 980 metros e 1.100 metros (quanto mais alta a região, maior a tendência de os vinhos serem mais frescos) e uso equilibrado de madeira. Os solos de cada parcela também são diferentes, mas não vou entrar nas questões técnicas.

A seguir, minhas impressões sobre os vinhos, para deixar você com vontade de prová-los, assim que chegarem ao Brasil:

Vinhos de terroir: a origem é mais destacada que a uva

La Celia Paraje Altamira 2017 – um delicioso Malbec, macio no paladar, com final longo, frutado e agradável. Ótimo para tomar sem acompanhamento ou com aves assadas e itens da charcutaria. 

La Celia La Consulta 2017 – este Cabernet Franc (uva que tem se destacado muito na Argentina) é surpreendente. Com aromas complexos e deliciosos, é suculento na boca, com taninos presentes, que pedem pratos como cordeiro e carnes grelhadas. 

La Celia Eugenio Bastos 2017 – por fim o Cabernet Sauvignon, que ainda pode evoluir com os anos. Frutado, com notas de ervas secas, tem boa estrutura e frescor. Ideal para acompanhar carnes suculentas e queijos maduros.

Os vinhos da La Celia são importados pela Interfood.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *