Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

NovidadesVinhos e etc • 26 de maio de 2022

Vinhos e Morcegos

Grandes aliados no combate das pragas, os morcegos ganham tratamento especial na Bodegas Enguera e uma linha em sua homenagem

Desde que soube deste projeto da vinícola espanhola Enguera, localizada na Comunidade Valenciana, tive curiosidade de provar os vinhos e conhecer mais a respeito. Em minha recente viagem à Espanha visitei a vinícola e fui recebida pelo proprietário Juan Ramón Iglesias Pérez, terceira geração da família de viticultores.

O projeto de conservação dos morcegos teve início em 2019, em parceria com a Universidade de Valência, quando foram instaladas caixas em meio aos vinhedos para o refúgio desses voadores, que são grandes aliados no combate de pragas (a vinícola adota o cultivo orgânico).

São mais de 150 caixas, com uma população de mais de mil morcegos

Durante os dois últimos anos de estudo, foram identificadas mais de 12 espécies de morcegos, algumas em extinção, incluindo uma nova sub-espécie. Todo o processo foi monitorado e você pode encontrar mais informações na seção Enguera Planet, da Bodegas Enguera.

Enguera Aliats
A linha Aliats faz uma justa homenagem aos morcegos. O rótulo foi desenhado pelo americano Neal Adams (falecido em abril de 2022), o ilustrador das revistinhas do Batman, entre outros trabalhos.

São produzidos um branco e um tinto. O Aliats Blanco é produzido com Verdil, uva autóctone do vale de Alforins resgatada por alguns produtores, entre os quais os proprietários da Enguera. Fresco, frutado e gostoso de tomar.

O Aliats Tinto é um corte de Monastrell e Marselan, em proporções iguais, com um curto período em barricas usadas de carvalho francês. Suculento e gastronômico, tem tudo para agradar.

Sobre a Bodegas Enguera
A vinícola foi fundada em 1999, em Valência, pela avô materno de Juan Ramón Iglesias Pérez e comandada por seu pai, Juan, até recentemente. Em 2017, Juan Ramón assumiu a empresa. Os vinhedos são orgânicos, certificados desde 2013, e estão localizados em Fontanars dels Alforins e Enguera, onde está a sede da vinícola. 

Juan Ramón com o pai, Juan

Os vinhos da Bodegas Enguera são importados no Brasil pela Premium Wines. Os dois rótulos citados acima não estão disponíveis, mas você encontra um espumante delicioso, além de brancos e tintos de ótimo custo/qualidade. Para conhecer mais sobre o produtor, confira no site da importadora.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *