Mesa Completa - Por Solange Souza

    Menu

    NovidadesVinhos e etc • 25 de agosto de 2023

    Novidade da Argentina

    Acabam de chegar ao Brasil os excelentes vinhos da vinícola argentina Gen del Alma. Conheça cada um deles! 

    Sempre fui fã dos vinhos argentinos e conhecer o projeto da Gen del Alma, em Mendoza, foi muito especial. Estive lá em março deste ano, quando fomos recebidos pelo enólogo-chefe Matías Prieto, com toda a seleção de vinhos e um churrasco espetacular.

    A Gen del Alma é um projeto de cinco amigos que nasceu em 2011. Matías, que além de enólogo é engenheiro agrônomo, assumiu o comando da produção em 2018. 

    Matías Prieto em uma das ânforas onde são envelhecidos os vinhos

    A produção é feita em um edifício de 1952, onde ficam os tanques de inox, as esferas de concreto e as ânforas, onde são produzidos brancos e tintos com poucas intervenções.

    Rótulos premiados
    Apesar de ser uma vinícola jovem, os vinhos têm alcançado altas pontuações. No concurso de vinhos mais respeitado do mundo, o Decanter World Wine Awards 2023, o Seminare Malbec 2020 recebeu medalha de Platina, com 97 pontos, e o JiJiJi Malbec Pinot 2022, 94 pontos.

    Os vinhedos ficam em Gualtallary, região de clima privilegiado

    Os 7 hectares de vinhedos estão localizados em Gualtallary, sub-região do vale do Uco, em Mendoza, que tem sido bastante valorizada pela produção de vinhos frescos e elegantes.

    Os vinhos brancos da Gen del Alma são excelentes e os Malbecs, diferenciados. São produzidos ainda tintos de corte. Conheça a seguir cada um deles.

    Brancos que surpreendem
    Eu nunca tinha provado um Chenin argentino (a Chenin Blanc é originária do Loire, na França, e são comuns vinhos sul-africanos com essa uva) até conhecer o Gen del Alma JiJiJi Chenin Blanc (fala-se rirrirri). O nome foi inspirado num rock argentino e o vinho é bem fresco e saboroso, com notas cítricas. Ótimo para acompanhar aperitivos, além de peixes e frutos do mar.

    Brancos deliciosos e bastante gastronômicos, como este Chenin

    O Gen del Alma Otra Piel Chardonnay passa por madeira (moderadamente), o que lhe confere uma boa estrutura e complexidade. Além de peixes e mariscos, prove também com massas preparadas com molhos cremosos ou com queijos de média maturação.

    Malbecs diferenciados
    São produzidos três Malbecs, que têm em comum a elegância e o frescor. O Gen del Alma Superlógico, da foto que abre este post, é um vinho apaixonante. Como contou Matías em nossa visita, o rótulo diz tudo: é super lógico produzir um Malbec assim. Fruta fresca e suculência, fazem desse vinho um ótimo parceiro da mesa.

    A Gen del Alma produz Malbecs de diferentes estilos, como o Crua Chan

    Mais estruturado, o Gen del Alma Crua Chan Gualta Malbec é ideal para acompanhar carnes vermelhas, massas e verduras assadas. O top da vinícola é o Gen del Alma Seminare Malbec, o vinho que obteve 97 pontos no Decanter World Wine Awards 2023. Um vinho puro, fresco e super elegante.

    Tintos de corte
    O Gen del Alma JiJiJi Malbec Pinot Noir traz este corte inusitado em proporções iguais. Passada a estranheza inicial, você vai perceber que é um vinho excelente. Acompanha aperitivos, itens da charcutaria, alguns queijos e carnes magras grelhadas.

    Tintos para diferentes gostos e ocasiões

    O Gen del Alma Gene combina 50% Malbec, 20% Cabernet Sauvignon, 20% Cabernet Franc e 10% Merlot. Bastante gastronômico, vai bem com carnes assadas e defumadas.

    Já o Otra Piel Blend é elaborado com 60% Cabernet Sauvignon, 30% Cabernet Franc e 10% Pinot Noir, trazendo aromas de especiarias, com taninos bem presentes na boca e boa estrutura.

    Os vinhos da Gen del Alma são importados pela PREM1UM WINES


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *