Mesa Completa - Por Solange Souza

    Menu

    ExperiênciasVinhos e etc • 2 de março de 2020

    Vinho & Comida

    Que vinho escolher para acompanhar um franguinho assado com laranja? Veja minhas sugestões de brancos e tintos

    Frango com laranja é uma combinação que eu adoro. Prefiro a versão no forno e gosto de incluir, além do suco, fatias de laranja com a casca, que ficam maravilhosas depois de assadas. Esta é uma receita super fácil, que costumo fazer com frequência.

    E o vinho? Para os fãs de tinto, a combinação que considero perfeita é o Beaujolais, vinho produzido com a uva Gamay na região de mesmo nome, na Borgonha, França. No último domingo, um dia muito fresco de verão,um Beaujolais-Villages foi a minha escolha. O vinho ficou perfeito com o frango, com o delicado cuscuz de legumes e com o clima de domingo de garoa em São Paulo.

    Outras escolhas para este prato poderiam ser um Garnacha, da Espanha, com boa fruta e frescor. Se optar pelo branco, sugiro um Chardonnay, com um pouco de madeira e estrutura. Um Riesling (sempre adoro), com um pouco de açúcar residual, também é uma boa.

    Deu vontade? Veja a receita a seguir:

    Frango Assado com Laranja 

    Ingredientes 

    • 1 frango inteiro e limpo (uso o Korin)
    • suco de 3 a 4 laranjas
    • 1 a 2 laranjas com a casca cortadas em rodelas
    • sal e pimenta-do-reino a gosto

    1. De preferência na noite anterior, tempere o frango com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto, espalhando bem o tempero na parte interna e por toda a superfície (deixe-o já na assadeira). Cubra com papel-alumínio e leve à geladeira.
    2. Retire o frango da geladeira cerca de 20 minutos antes de assar. Preaqueça o forno por uns 10 minutos.
    3. Prenda as coxas com um barbante e as asas com um palito para que depois de assado o frango fique mais bonito. Regue com o suco e distribua as fatias de laranja.
    4. Leve o frango ao forno médio, coberto com papel-alumínio, até cozinhar. Elimine o papel-alumínio e deixe no grill por 5 minutos para dourar.

    Se você gostar, pode incluir cebola ralada na hora de temperar o frango. Da forma como fiz, o sabor fica mais delicado.

    Sobre o cuscuz, acompanhamento fácil e versátil, você pode ler no post 3 Graõs, 3 Receitas. Arroz branco ou espaguete na manteiga também ficam bem gostosos para acompanhar este prato.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *