Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

ExperiênciasVinhos e etc • 2 de março de 2020

Vinho & Comida

Que vinho escolher para acompanhar um franguinho assado com laranja? Veja minhas sugestões de brancos e tintos

Frango com laranja é uma combinação que eu adoro. Prefiro a versão no forno e gosto de incluir, além do suco, fatias de laranja com a casca, que ficam maravilhosas depois de assadas. Esta é uma receita super fácil, que costumo fazer com frequência.

E o vinho? Para os fãs de tinto, a combinação que considero perfeita é o Beaujolais, vinho produzido com a uva Gamay na região de mesmo nome, na Borgonha, França. No último domingo, um dia muito fresco de verão,um Beaujolais-Villages foi a minha escolha. O vinho ficou perfeito com o frango, com o delicado cuscuz de legumes e com o clima de domingo de garoa em São Paulo.

Outras escolhas para este prato poderiam ser um Garnacha, da Espanha, com boa fruta e frescor. Se optar pelo branco, sugiro um Chardonnay, com um pouco de madeira e estrutura. Um Riesling (sempre adoro), com um pouco de açúcar residual, também é uma boa.

Deu vontade? Veja a receita a seguir:

Frango Assado com Laranja 

Ingredientes 

  • 1 frango inteiro e limpo (uso o Korin)
  • suco de 3 a 4 laranjas
  • 1 a 2 laranjas com a casca cortadas em rodelas
  • sal e pimenta-do-reino a gosto

1. De preferência na noite anterior, tempere o frango com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto, espalhando bem o tempero na parte interna e por toda a superfície (deixe-o já na assadeira). Cubra com papel-alumínio e leve à geladeira.
2. Retire o frango da geladeira cerca de 20 minutos antes de assar. Preaqueça o forno por uns 10 minutos.
3. Prenda as coxas com um barbante e as asas com um palito para que depois de assado o frango fique mais bonito. Regue com o suco e distribua as fatias de laranja.
4. Leve o frango ao forno médio, coberto com papel-alumínio, até cozinhar. Elimine o papel-alumínio e deixe no grill por 5 minutos para dourar.

Se você gostar, pode incluir cebola ralada na hora de temperar o frango. Da forma como fiz, o sabor fica mais delicado.

Sobre o cuscuz, acompanhamento fácil e versátil, você pode ler no post 3 Graõs, 3 Receitas. Arroz branco ou espaguete na manteiga também ficam bem gostosos para acompanhar este prato.


0 Comentários

Deixe o seu comentário!