Estava assistindo um especial sobre a Casa do Porco (sétimo melhor restaurante do mundo eleito pelo The World’s 50 Best Restaurants) no Globo Rural, quando o chef Jefferson Rueda falou sobre o torresmo do Bar do Carlão, em São Sebastião da Grama, interior de São Paulo, que teria sido uma das fontes de inspiração para o seu restaurante. O chef, que é de São José do Rio Pardo, fez muitos elogios ao torresmo do Carlão e deu muita vontade de conhecer.
Torresmo do Bar do Carlão, sequinho, crocante e delicioso
Minha mãe mora em Vargem Grande do Sul, cidade vizinha de São Sebastião da Grama, onde vou com bastante frequência. Foi fácil programar uma visita e lá fomos nós, meu marido, minha mãe, minha irmã e eu. Ficamos numa varandinha agradável, de onde se avistava a cidade e as montanhas, mas o bar tem muitos lugares na calçada também. O torresmo é a estrela da casa e pode ser acompanhado de uma cachaça local (tomamos a Prosa) e de uma cervejinha gelada.
Eu com o Carlão e uma bacia de torresmo quentinho
Conversamos com o simpático Carlão, que aprendeu a preparar o torresmo com sua mãe e experimentou o sucesso além da região com a ajuda do Jeffim (como o chef é carinhosamente conhecido), que ajudou muito na divulgação do lugar. Carlão nos levou para ver a produção, com as panelas borbulhando de gordura quente e muitos torresmos saindo para atender a ávida clientela.
São Sebastião da Grama é conhecida pelos cafés de qualidade (sou fã do Baobá) e pelos queijos e outros derivados do leite da Roni, empresa centenária. Claro que passamos por lá também para fazer umas comprinhas. Recomendo o programa!
A Casa do Porco foi assunto logo nos primeiros posts do Mesa Completa em 2015 e novamente em 2019. Para reler os posts, clique nos links: Casa do Porco e Menu O Porco É.
Queria aprender a fazer um torresmo assim
Nem fale! O torresmo do Carlão é um espetáculo!
Esta é uma arte mesmo!