Fui conhecer o Casa do Porco Bar, que fica no centro de São Paulo, e de cara amei o ambiente: cozinha aberta, tubulações aparentes, bem urbano, desses lugares que dá vontade de voltar. Tem açougue e um canto que dá para a rua, de onde saem sanduíches (ainda não provei). No cardápio, muitas opções com carne de porco, incluindo embutidos feitos pelo próprio chef e outros trazidos de diferentes lugares do Brasil.
Optei pelos pratos com o protagonista da casa, mas tem ainda vegetarianos e ovos, chamados de forma divertida de “Quase Filho da Galinha”. Provamos alguns embutidos com um pão delicioso, Croquetes de carne de porco e Toucinho defumado, servido com minúsculos quadrados de abacaxi. Observei que os pratos trazem sempre alguma coisa fresca e ácida (além de mostarda Dijon à moda antiga), que dá um equilíbrio incrível para as carnes.
De prato principal, provamos o Porco San Zé, uma das estrelas da casa, com carne desfiando de tão macia, acompanhado de tutu de feijão, salada de couve manteiga e uma banana divina, temperada com um toque ácido e pimenta dedo de moça. A Porcoletta, um carré de porco à milanesa, servido com salada de folhas, maçã verde e salsão, também estava muito bom, com a milanesa sequinha e o frescor da salada.
No dia da minha visita a casa estava lotada, mas os pratos vieram impecáveis. Nessa primeira fase, Janaina Rueda, mulher do chef está dando uma força na cozinha e no salão. Janaina comanda o Bar da Dona Onça, que fica bem próximo dali, no edifício Copan (quem não conhece, pode colocar na lista!). A melhor opção para conhecer a Casa do Porco é ir com uma turma, e sem pressa, para poder provar várias coisas. A casa não tem intervalo entre o almoço e o jantar, então, qualquer hora é hora!
Jefferson Rueda é de São José do Rio Pardo, trabalhou em açougue na sua cidade durante a juventude, onde aprendeu tudo sobre cortes e aproveitamento dos animais. Passou por casas renomadas em São Paulo e nesses 20 anos de carreira pesquisou muito sobre carne de porco, uma de suas grandes paixões. O Porco San Zé é uma homenagem às suas origens.
Casa do Porco
Rua Araújo, 124, Centro, São Paulo
(11) 3258-2578
Chamou minha atenção reportagem da recod
É um lugar incrível, que vale muito a pena ir.
Abre aos domingos?
Olá Márcia, abre sim. Aos domingos, o horário é das 12h às 17h, mas é sempre bom confirmar antes de ir. O telefone de lá é 3258-2578
Casa do porco tem franquia
Olá Celso, acredito que não porque é uma casa muito autoral do chef Jefferson Rueda. O melhor seria falar com ele diretamente.