Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

NovidadesVinhos e etc • 21 de setembro de 2020

Novidades da Amitié

Depois do sucesso dos espumantes, a Amitié aposta nos vinhos tranquilos, com o lançamento do Pinot Noir, um branco e um rosé

A Amitié (amizade em francês) foi criada em 2018 pela sommelière Andreia Gentilini Milan e pela enóloga Juciane Casagrande, gaúchas com grande experiência no mundo do vinho. Primeiro elas lançaram a linha de espumantes, que conheci no ano passado e adorei. Não fui a única, já que um deles, o Amitié Cuvée Brut foi destaque na revista inglesa Decanter, com 91 pontos, recebendo a melhor pontuação entre os espumantes brasileiros. 

Aproveitando o fato de a safra 2020 ter sido excelente no Brasil, as duas decidiram lançar três vinhos sem borbulhas: um Sauvignon Blanc, um rosé de Merlot e um Pinot Noir. Em comum, os vinhos têm o fato de serem pouco alcoólicos (entre 11° e 11,5 ° C) e fáceis de agradar, além de terem preços acessíveis (entre 60 e 70 reais). O meu favorito foi o Amitié Pinot Noir, sem madeira, com bom frescor, leve, macio e frutado. Pensei em várias combinações possíveis, como um galeto assado ou itens da charcutaria.

O Sauvignon Blanc vai mais para o lado frutado, com notas cítricas, do que herbáceo, o que me agrada. E o rosé tem bom equilíbrio entre fruta e acidez. Tanto o branco quanto o rosé apresentam um leve gás, que me lembrou os Vinhos Verdes. Todas as garrafas trazem marcadores de taça, um mimo das produtoras.

Juciane e Andreia acompanham todo o processo de vinificação, como contaram durante um zoom organizado por Alessandra Casolato, da CH2A Comunicação, usando a estrutura da vinícola São João. Com quase cem anos de existência, esta cooperativa, que fica em Farroupilha (RS), reúne diversas famílias e conta com a consultoria de Juciane há alguns anos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *