Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

GastronomiaRestaurantes • 9 de outubro de 2019

Murakami

O chef Tsuyoshi Murakami está de volta em um restaurante familiar de decoração minimalista onde brilham suas criações

Com apenas 12 lugares em um balcão, o chef Tsuyoshi Murakami recebe seus clientes para um menu degustação, que muda sempre, servido em dois turnos: às 18h e às 21h. A casa que leva seu nome foi inaugurada há pouco mais de um mês, nos Jardins, com um ambiente intimista que permite a interação com o chef, a equipe e até mesmo com outros clientes.

O projeto é familiar e envolve sua esposa Suzana (que cuida das sobremesas) e seu filho Jun. Jantei lá com meu marido e minha filha e foi uma noite super agradável para matar a saudade da cozinha e da companhia de Murakami.

Foi uma sequência de seis pratos, que começou com esta deliciosa salada de ostras e ouriço do mar. De sabor intenso, o ouriço ficou mais suave com o molho que acompanhava a saladinha, num equilíbrio perfeito e muito frescor.

Na sequência, foi servido um atum com gema Yamaguishi, cozida em baixa temperatura, e shissô (conhecido como manjericão japonês) minimamente cortado. Adorei!

O Riesling é a companhia perfeita para os pratos da cozinha asiática e levamos este da Nova Zelândia, de um tremendo produtor. Quem cuida dos vinhos na casa é o simpático (e bastante competente) sommelier Ricardo Santinho, que tem uma atenção muito especial na escolha da carta, com opções bastante compatíveis com a comida.

Para preparar este Wagyu Tataki, a carne é levemente selada numa grelha a carvão. O resultado é maravilhoso. O prato anterior a este foi um tomate coração de boi com molho de missô e vinagre escuro japonês, bem gostoso.

Antes de servir o prato principal, o chef ofereceu um missoshiro (o melhor que já comi), arroz e alguns legumes em conserva, tudo em pequenas porções. Em seguida, comemos uma combinação de vieiras e porco preto.

Para encerrar, o Choco Motchi, preparado por Suzana que é um clássico e uma das sobremesas favoritas da minha filha. Os delicados bolinhos de arroz são recheados de chocolate e de doce de feijão azuki, que lembra chocolate, mas isso também pode mudar, dependendo do dia.

Murakami
Alameda Lorena, 1186, Jardim Paulista
(11) 3064-8868
Preço fixo de R$ 300 por pessoa (5 pratos e uma sobremesa), sem bebidas
Estacionamento com manobrista: R$ 25

 


0 Comentários

Deixe o seu comentário!