Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

GastronomiaRestaurantes • 9 de fevereiro de 2021

Micaela na Ilha

O Micaela, do chef Fábio Vieira, fica no hotel Ananas, em Ilhabela. Combinação perfeita de ótima cozinha com vista espetacular

No fim do ano passado, o chef Fábio Vieira abriu uma versão temporária do seu restaurante Micaela, em Ilhabela, no litoral norte de São Paulo. A boa notícia é que o restaurante e o chef vão ficar por lá, uma vez que ele teve de fechar a unidade da matriz que ficava nos Jardins (uma triste notícia, aliás), onde estive algumas vezes e sempre fui muito feliz.

Descobri o Micaela de Ilhabela por acaso. Fui passar o fim de semana com minha filha, Carol, no Ananas e vejo a placa do restaurante, em destaque, logo que chego ao hotel. Na minha opinião, o Micaela é um belo reforço para a gastronomia da Ilha, lugar que eu amo, mas que tem poucas opções de bons restaurantes (comparado com outras praias do litoral norte, como Camburí, Juquehy, etc). 

Começamos a aproveitar o cardápio do Micaela ainda na piscina do hotel, quando pedimos as maravilhosas Coxinhas de siri, que repetimos no dia seguinte. Crocantes e saborosas, vieram na primeira vez com um molho de mostarda e na segunda, com um molho de pimenta, que combinou mais.

Provamos quase todas as entradas do cardápio, seguindo para a Casquinha de camarão, muito bem preparada. O formato não é bem como a gente espera, mas o conteúdo é maravilhoso. Acompanhamos com os refrescantes Aperol e Gim Tônica, aproveitando toda a vista do lugar (ao fundo, a mata; à frente, o mar calmo da Ilha).

Por fim, provamos o Ceviche feito com peixe branco, marinado em calda de limão com tucupi e brotos de coentro, com cebola roxa fresca e confitada, acompanhado de batata doce cozida e milho peruano. Muito gostoso.

Jantamos no restaurante e provamos mais uma entradinha: a Foccacia de dendê com tomates defumados e berinjela no saquê mirin e shoyu. Apesar de a foccacia estar um pouco seca, as duas preparações estavam muito boas.

Compartilhamos o Arroz caldoso de frutos do mar com tucupi e quiabo, que estava saborosíssimo. Não fotografei, porque minhas fotos noturnas não me agradam. Terminamos nossa experiência no Micaela com o Trio de mini tortas (Carol não abre mão de sobremesa…).

Vista do hotel Ananas, no Sul de Ilhabela

Além de peixes e frutos do mar, o cardápio oferece pratos como Baião de Dois com pernil e ovos e Picadinho, que faziam sucesso na casa de São Paulo. Se eu ficar alguns dias em Ilhabela, posso até abrir mão dos peixes e frutos do mar por estes pratos.

A carta de vinhos traz opções de espumantes brasileiros, como o Pizzato Brut Rosé, brancos como o Bico Amarelo, Vinho Verde da Quinta do Ameal, além de rosés e tintos, com preços que variam de R$ 100 a R$ 198. Nos fins de semana, música ao vinho. 

Restaurante Micaela/Hotel Boutique Ananas
Avenida Brasil, 2.923 – Praia das Flechas – Ilhabela, SP
(12) 3894-2128/3894-9452
Acompanhe as novidades no Instagram do Micaela


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *