Muito usado também na cozinha judaica, o homus está cada vez mais em alta pelo aumento do número de vegetarianos e veganos. É um item que não falta na minha cozinha, embora eu não adote esta dieta. Sou quase compulsiva diante de um pote de uma boa pasta de grão-de-bico. No momento, o meu homus favorito é o da Com.pot, marca paulistana que vi nascer.
Estava fazendo compras na Casa Santa Luzia, quando o proprietário apresentava uma provinha dos primeiros potes que chegaram por lá. Virei fã! Delicioso, equilibrado e muito fresco. Prefiro o tradicional, mas eles têm várias versões combinadas com cenoura e gengibre, beterraba e alho (para mim, a melhor depois da tradicional), pimentão e alho, entre outras. Costumo servir homus com o pão sueco da Pinheirense e acho que combina muito com rabanete, para quem preferir uma versão mais leve. Eu corto o rabanete em gomos grossos, coloco num potinho e no outro, o homus.
Em janeiro deste ano, passei alguns dias em Nova York com minha filha e a gente costumava tomar café da manhã em um quiosque nórdico na Grand Central Station (já falei sobre esta experiência no post Grand Central NY). Lá provei pela primeira vez o sanduíche de homus com tomate, pepino e rabanete em um pão delicioso com grãos. Era um super alimento, que deixava a gente com energia por bastante tempo para passear pela cidade. Parece estranho para café da manhã? É o estilo nórdico…
Já dei aqui uma receita de Tartine com Homus e Tomates Assados no post Natal Prático. Reproduzo agora a do sanduíche de Nova York, que com o pão integral de grãos fica ainda melhor.
Sanduíche de Homus com Tomate, Pepino e Rabanete
Ingredientes
- 1 pão pequeno e crocante (usei ciabatta, mas você pode usar fatias de pão integral)
- 1 colher (sopa) de homus mais ou menos (no meu caso, sempre mais!)
- fatias finas rabanete
- fatias de tomate
- fatias de pepino japonês
1. Parta o pão (se preferir, aqueça antes) ao meio e espalhe o homus com uma faca. Distribua os demais ingredientes e polvilhe com um pouquinho de flor de sal. Se gostar, acrescente cebola roxa em rodelas. Sirva em seguida.
fiz homus em casa hoje pela primeira vez, também estou compulsiva e como de colher… hahaha, vou fazer esse sanduba, mas fiz com rucula e cenoura ralada e cebola também ficou bem gostosinho… pensei que azeitonas tam´bem iam bem
Que delícia, Daniela! Realmente homus é viciante… Esta combinação de rúcula e cenoura ralada parece ótima também.