Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

GastronomiaRestaurantes • 29 de março de 2019

Culinária Japonesa

A chef Telma Shiraishi, do restaurante Aizomê, foi escolhida pelo governo japonês como embaixadora da culinária japonesa

Em termos de estética (além do sabor), a culinária japonesa é imbatível e muitos pratos lembram obras de arte. Tanto é que, em 2013, essa culinária foi incluída como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco. A partir de então, o governo japonês nomeou alguns chefs no mundo todo, inclusive do Japão, como embaixadores da cozinha do país.

Telma Shiraishi, do restaurante Aizomê, é a primeira brasileira e a única chef mulher do mundo a receber o título de “Embaixadora da Boa Vontade Para Difusão da Culinária Japonesa”, honraria dada pelo governo japonês através do Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão.  “É uma honra receber este título no país que abriga a maior comunidade japonesa fora do Japão. O Brasil aprecia muito a culinária japonesa, por isso é tão importante que tenhamos bons programas e projetos de qualidade que difundam mais amplamente a riqueza da cultura e da gastronomia do Japão”, declarou a chef.

Além de estar à frente do seu premiado restaurante há 12 anos, Telma é a responsável pela cozinha do Consulado Geral do Japão, onde assina os cardápios e executa os banquetes e recepções para dignatários japoneses, brasileiros e estrangeiros. Em 2018, ela recebeu do Consulado Geral do Japão em São Paulo o diploma de Honra ao Mérito pela difusão da culinária japonesa.

O Aizomê é um restaurante tradicional. Jantei lá uma vez (nem sempre consigo voltar, mesmo que goste muito!) e foi uma experiência maravilhosa. Telma vai muito além da cozinha fria, mais conhecida pelos brasileiros. Fiquei no balcão, de onde pude acompanhar a execução dos pratos pela equipe, mas a casa tem pequenas salas com tatames, onde você pode ter uma refeição mais reservada. Se você não conhece, inclua na lista!

Aizomê
Alameda Fernão Cardim, 39
(11) 2222-1176 


0 Comentários

Deixe o seu comentário!