Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

GastronomiaRestaurantes • 25 de outubro de 2018

Don Alfonso 1890

Na belíssima Costa Amalfitana, este restaurante encanta pelo charme e pela cozinha, comandada por Ernesto e Alfonso Iaccarino

O Don Alfonso 1890, que pertence à família Iaccarino há mais de um século, fica em Sant’Agata Sui Due Golfi, em Salerno, na Costa Amalfitana, Itália, região de extrema beleza. Além do restaurante, o espaço abriga um hotel, que faz parte da Relais & Châteaux – associação mundial que reúne hotéis e restaurantes familiares de luxo. Meu marido e eu estivemos lá em setembro, época perfeita para visitar a região. Dividimos nossos quatro dias de férias entre Nápoles e Positano e, depois, seguimos para a Toscana para visitar cinco vinícolas (uma combinação de trabalho e férias). Almoçar no Don Alfonso foi um dos pontos altos da nossa viagem.

O restaurante é claro e colorido, combinando vários tons de rosa e branco. O forte do cardápio são os peixes e frutos do mar, mas há opções de carnes e massas. Além dos diferentes menus-degustação, você pode optar pelos pratos separadamente, e foi o que fizemos. A cozinha, comandada pelo chef Ernesto Iaccarino e seu pai, Alfonso, segue a linha mediterrânea moderna. Boa parte dos ingredientes orgânicos que abastecem o restaurante, inclusive o azeite extravirgem, vem da fazenda Le Peracciole, que também pertence à família.

Entre os pratos do nosso almoço estava um delicado salmonete gratinado e servido sob um minúsculo nhoque de batata e redução de vinho tinto (entre outros molhinhos), além do atum cozido em baixa temperatura, com crosta de pistache e emulsão de limão siciliano. Este ingrediente, aliás, foi a estrela da sobremesa, que eu amei!

Para acompanhar, tomamos um vinho branco feito com Coda di Volpe (cauda de raposa, em português), uva cultivada aos pés do Vesúvio, na região da Campânia. A uva recebe este nome porque o formato do cacho lembra a cauda da raposa. O vinho, Perillo Coda di Volpe Irpinia 2014, estava delicioso.

Além da cozinha e do ambiente, a hospitalidade é um dos grandes diferenciais desse lugar. No fim do nosso almoço, conhecemos o chef Ernesto (na foto com o pai, Alfonso), que foi muito gentil mostrando a cozinha e o agradável jardim, onde tomamos nosso café. Depois, fomos conhecer a adega, um impressionante túnel da época pré-romana, que guarda vinhos de várias partes do mundo e alguns dos tesouros da carta. E ainda tem uma sala especial para a maturação de queijos.

Foi uma tarde incrível!

Fotos: Ernesto e Alfonso Iaccarino (S. Scatà); Salão do restaurante (Solange Souza); os pratos que comemos: salmonete, atum, variações de limão siciliano (Solange Souza); Jardim do Don Alfonso, com o Vesúvio ao fundo (Ennio Calice); Tomates da Fazenda Le Peracciole (Ennio Calice), Adega (Philippe Schaff)

Don Alfonso 1890
Restaurante, Hotel e Escola de Cozinha
Corso Sant’Agata, 11/13
Sant’Agata Sui Due Golfi, Nápoles, Itália

 

 

 

 

 


0 Comentários

Deixe o seu comentário!