Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

NovidadesVinhos e etc • 11 de dezembro de 2020

Bodega Tapiz

Da alta região de San Pablo, microrregião do Vale do Uco, Argentina, chegam estes dois vinhos: um Malbec e um Cabernet Franc

Durante um zoom que contou com a participação da produtora Patricia Freuler e do enólogo Fabián Valenzuela, diretamente da Argentina, provei estes dois vinhos e conheci a história dessa vinícola. A Tapiz faz parte do grupo Fincas Patagonicas, que inclui as marca Zolo e Wapisa, esta última da Patagônia, com um projeto de produção de vinhos envelhecidos no mar.

Quem abriu a apresentação foi Tiago Dal Pizzol, da Total Vinhos, importadora que está trazendo cinco rótulos da Tapiz para o Brasil. Além de ser de uma tradicional família de viticultores, Tiago esteve à frente da Cantu durante alguns anos, e decidiu apostar em um projeto próprio.

Sobre a Tapiz
Segundo Patricia Freuler, desde o início, há 17 anos, a ideia era produzir vinhos acessíveis e feitos para a mesa. Estabeleceram-se em Mendoza, nas regiões de Luján de Cujo e Vale do Uco, onde se beneficiam das altas altitudes. Em San Pablo, microrregião do Vale do Uco, a altitude chega a 1.400 metros, o que ajuda na produção de vinhos mais frescos, como os dois que provamos.

Há oito anos, a vinícola conta com a consultoria exclusiva do francês Jean Claude Berrouet, primeiro enólogo permanente do Château Petrus, onde permaneceu por mais de 40 anos. 

Liderando o grupo de enólogos está o argentino Fabián Valenzuela, que tem mais de 30 anos de experiência. Foi ele que apresentou os vinhos que provamos e que detalho a seguir:

Tapiz Clasico Malbec 2019 – R$ 120,00 – um vinho frutado e macio, suculento na boca, que deve fazer um bom par com carnes grelhadas, aves assadas e queijos maduros.

Tapiz Alta Collection Cabernet Franc 2018 – R$ 190,00 – a Cabernet Franc tem se dado muito bem na Argentina e este vinho veio comprovar isso. Muito elegante, com frescor agradável e taninos macios. 

A Argentina não é só Malbec. Gosto muito dos brancos produzidos por lá, especialmente os Chardonnays e Sémillons. Cabernet Sauvignon, Merlot e Cabernet Franc, completam minhas escolhas entre os tintos.

Os vinhos acima estão com desconto de 10% até domingo, dia 13/12, no site da Total Vinhos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *