Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

GastronomiaRestaurantes • 13 de agosto de 2019

Balaio IMS

Moqueca de caju é um dos pratos deliciosos do Balaio, que fica dentro do Instituto Moreira Sales. Um ótimo programa!

Demorei muito para ir ao Balaio, restaurante do talentoso chef Rodrigo Oliveira, do Mocotó, onde já estive várias vezes e adoro. Nesta “nova” casa, o chef optou por pratos mais saudáveis e naturais, usando ingredientes brasileiros, que é o estilo dele. O cardápio traz muitas opções de pratos vegetarianos (veganos e sem glúten também) e foi um deles que minha filha Carol e eu decidimos pedir, que estava entre as opções para compartilhar. Não sou vegetariana e nem carnívora radical, mas gosto de provar de tudo.

A moqueca de caju me surpreendeu pelo sabor. Além desta fruta, o prato inclui palmito e banana da terra, com um molho muito saboroso (dispensei a pimenta biquinho, que acho muito ácida). Para acompanhar, arroz vermelho e branco misturados e uma farofinha de coco. O que achei legal também foi a leveza do prato.

Antes deste prato, comemos os mega famosos dadinhos de tapioca (como evitar?). Provamos ainda um ótimo pastel de verduras com queijo canastra, que veio com um vinagrete muito bem feito. Fiquei com vontade de ficar só nas entradinhas, como o croquete de linguiça bragantina e o ceviche de beijupirá. Vou ter que voltar!

O nome do restaurante – Balaio – resume a filosofia da casa: um cesto que mistura as diferentes culinárias do país. Com mesas comunitárias, o Balaio é um lugar muito gostoso de estar. Reconheci no cardápio de drinques (mas não pedi) a famosa caipirinha de três limões do Mocotó.

No fim da tarde, aposte nos lanches, como o buraco quente de cordeiro, com queijo atalaia e vinagrete. A carta de vinhos também traz opções de orgânicos.

Saímos do Balaio e fomos visitar três belas exposições de fotografia. Adoramos o programa!

Foto de abertura: Solange Souza; ambiente (site do Balaio)

Balaio IMS
Av. Paulista, 2424 – Térreo
(11) 2842-9123

 


0 Comentários

Deixe o seu comentário!