Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

GastronomiaRestaurantes • 27 de janeiro de 2021

Ae! Cozinha

Neste pequeno restaurante na Vila Mariana, tive uma experiência deliciosa, com pratos surpreendentes, como este peixe grelhado

Um pouco fora do circuito gastronômico da capital paulista, o Ae! Cozinha é um belo programa, com cardápio criativo e carta de vinhos que inclui muitos rótulos orgânicos, biodinâmicos e naturais. No comando da cozinha estão os chefs Ygor Lopes e Walkyria Fagundes, que cuida das sobremesas. 

Este restaurante estava na minha lista há algum tempo e quase não conseguimos ir. Nossa reserva era para sábado, dia 23 de janeiro, pouco antes das medidas que restringem os dias e horários de funcionamentos dos restaurantes. Fui com meu marido e compartilhamos vários pratos. 

A casa funciona com menu degustação (R$ 150 por pessoa), mas não resistimos ao delicioso pastel de queijo Lua Cheia (Serra das Antas). Se você não conhece este queijo, precisa provar. E o pastel também!

O menu começa com o couvert: manteiga e azeite para acompanhar o pão de fermentação natural da BREADing & Co (a padaria fica na mesma rua e claro que passamos lá na saída do restaurante). Na sequência, chegam os snaks: Pão de queijo com queijo trilha de cabra, parmesão e mel de jataí, e um maravilhoso Parfait de fígado de galinha sobre um brioche tostado. Pura delicadeza!

Um shot de suco de uva verde e água de coco para limpar o paladar e chegam as entradinhas. A nossa favorita foi o Tartare de beterraba com maionese de ostras. Um must! 

De prato principal, escolhemos o Pescado grelhado (foto que abre o post), que no caso era prejereba, servido com palmito pupunha na brasa, creme de mexilhão com cúrcuma, leite de coco e tapioca. Foi muito bem com o Fallen Angel Riesling, da Nova Zelândia (Premium Wines), que levamos (a rolha custa R$ 60). Mas, antes dele, tomamos o Gigi Bianco Trebbiano da Toscana (Wines 4U).

Para terminar, escolhemos duas sobremesas e nossa favorita foi o Entremet de chocolate, que além de lindo estava delicioso, combinando preparações diferentes com chocolate e cítricos.

Todos os pratos podem ser pedidos individualmente, mas recomendo o cardápio completo (sem o exagero de pedir mais uma entrada, como fizemos) para conhecer o trabalho talentoso dos chefs. É necessário fazer reserva.

Ae! Cozinha
Rua Áurea, 285 – Vila Mariana
(11) 3476-8521


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *