Você já ouviu falar em cervejas ciganas ou colaborativas? São aquelas em que o cervejeiro usa a estrutura de outra cervejaria, normalmente pequena, para produzir a sua cerveja. Foi assim que Alexandre Xerxenevsky e sua esposa, Rogéria, que moravam em Brasília, produziram a primeira receita, a premiada Angel Tripel, em parceria com a Klaro, de Goiânia. E os dois continuam criando novidades, como a Bela e Recatada, uma cerveja colaborativa com a Cervejaria Urbana, de São Paulo, famosa pelos rótulos polêmicos e criativos.
Conheci Alexandre e Rogéria durante uma degustação promovida pelo colunista do Mesa Completa, chef Carlos Ribeiro, do restaurante e escola Na Cozinha. Os petiscos do chef ficaram ótimos com as cervejas, que são boas de mesa, tanto para acompanhar aperitivos quanto pratos. Veja algumas das minhas favoritas:
- 61 IPA – do tipo American India Pale Ale, é bem amarga, fresca e muito gostosa. Foi a minha favorita.
- Bela e Recatada – esta American Wheat Beer, com taperebá (cajá) e cagaita (fruta cítrica típica do Cerrado), é bem saborosa.
- Imperial Caramel – com cacau e especiarias, é uma Brown Ale de estilo inglês. Boa para acompanhar petiscos agridoces.
- Blanche do Cerrado – para quem gosta de cervejas com um toque mais adocicado, esta Witbier (trigo) de estilo belga é a pedida.
Para conhecer toda a gama de cervejas, consulte o site da Microcervejaria X. A distribuição está restrita aos estados: Distrito Federal, Goiás, São Paulo e Rio de Janeiro.
Para quem quiser aprender a fazer cerveja
Curso de Cerveja Artesanal com Alexandre Xerxenevsky
Datas e horários: 25/11, das 19h às 23h, e 26/11, das 11h às 14h
Local: Na Cozinha Restaurante e Escola de Culinária
Rua Haddock Lobo, 955 – Jardins – (11) 3063-5374
Valor do curso: R$ 500, com direito a levar para casa 2 litros da cerveja produzida
Deixe um comentário