A foto que abre este post é de uma sobremesa maravilhosa feita com chocolate e café do Doc, restaurante no Douro, Portugal, onde estive no ano passado. Escrevi sobre minha experiência lá no post DOC Restaurante. Na ocasião, meu marido e eu pedimos um Moscatel de Setúbal e um Madeira para acompanhar a sobremesa e provar dois vinhos diferentes.
Para mim, o vinho doce já é uma sobremesa, mas em alguns casos, como no exemplo acima, a combinação é tão marcante que só de lembrar dá água na boca. Quando falo desse tipo de vinho, me refiro àqueles em que a doçura vem acompanhada de frescor, como no caso dos Rieslings da Alemanha e da Alsácia, que podem me levar ao paraíso. O vinho do Porto, em especial os Tawnies, também têm lugar cativo na minha taça, além dos dois mencionados acima.
A seguir, algumas sugestões de vinhos doces e sobremesas para deixar sua ceia ainda mais saborosa:
• Porto Ruby – sobremesas com chocolate é a combinação mais tradicional
• Porto Tawny e Madeira – tortas à base de frutas secas e panetone
• Moscatel de Setúbal (o Moscatel Roxo é espetacular e nem precisa de acompanhamento) – com doces portugueses e tortas de frutas secas e de figo
• Rieslings doces – para mim não precisam de nada para acompanhar, mas ficam gostosos com tortas mais leves e pouco doces, como a de maçã.
Em geral, esses vinhos vão muito bem com queijos mais salgados e maduros. Minha sugestão é incluir uma seleção de queijos brasileiros maturados, que estão muito em alta, junto com a sobremesa.
Desejo a todos ótimas festas!
Deixe um comentário