Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

ExperiênciasVinhos e etc • 29 de setembro de 2020

Vinho e feijoada?

Como combinar vinhos e pratos da cozinha brasileira foi o tema da Live que fiz na Pró-Vinho, com a sommélière Deise Novakoski

Para a sommélière e bartender Deise Novakoski, da mesma forma que escolhemos em uma roupa adequada para cada situação, devemos pensar no equilíbrio no momento em que servimos uma refeição: as combinações da comida com os acompanhamentos e os vinhos. E quantos aos desafios, como feijoada e pratos com dendê? Para ela, não tem desafio: “Se podemos tomar vinho com um bacalhau regado a azeite, por que não com um prato com dendê?”.

Uma pena que os problemas técnicos no Instagram me impediram de gravar a Live super divertida e cheia de conteúdo que fiz com ela, no perfil da Pró-Vinho, associação que tem como objetivo divulgar a cultura do vinho no Brasil e da qual eu faço parte. A seguir, destaco algumas dicas de Deise:

• para a feijoada, minha sugestão é um espumante tinto

• pratos com muita acidez, como saladas, podem ser servidos com um Sauvignon Blanc

• a acidez do vinho também é importante para o equilíbrio de pratos como sardinha na brasa. Neste caso, os Vinhos Verdes são ideais

• na Bairrada, Portugal, é uma tradição servir o leitão com espumante. Por que não provar com nosso torresmo?

E para os que acham vinho complicado, ela arremata: “Complicadas são as pessoas! Num dia quente, aquele vinho branco geladinho olhando pra você… Não tem que fazer nada, só tomar!” E completa: “O vinho precisa alcançar o status de alimento, como é na Europa, mas no Brasil ainda temos algumas barreiras, como o preço”.

Sobre Deise Novakoski
A família de Deise trabalhava com restaurantes. Dessa forma, sua entrada para o ramo foi natural. Primeiro, cuidou da parte administrativa, mas logo ganhou o salão, onde se sentiu realizada. Começou a estudar sobre vinhos há mais de quarenta anos e nunca mais parou. Já atuou nos salões de renomados restaurantes do Rio de Janeiro, além de trabalhar como consultora, colunista de vinhos e dar aulas.

Ama ensinar e, recentemente, fez um curso on-line sobre vinhos portugueses para “preparar o pessoal para a grande promoção” que vai acontecer de 23 de outubro a 1° de novembro nos supermercados de todo o país, promovida pela ViniPortugal.

Entre seus feitos, está a atuação no Projeto de Lei 1042/2015, que estabeleceu no âmbito do Estado do Rio de Janeiro o marco referencial da gastronomia como cultura.

Nota: a foto que abre este post é da feijoada do chef Carlos Ribeiro. A receita e um texto delicioso escrito por ele estão no post: Feijoada Completa.


Uma resposta para “Vinho e cozinha brasileira”

  1. […] Por fim,  Vinho e cozinha brasileira foi o tema da entrevista conduzida pela jornalista Solange Souza, autora do site Mesa Completa e responsável pela comunicação da Pró-Vinho, com a sommelière e bartender carioca Deise Novakoski, que falou sobre uma de suas especialidades, as melhores dicas de combinações viáveis entre vinho e comida. Infelizmente, por problemas técnicos, a Live não foi gravada. Para ler os principais trechos da conversa, veja o post Vinho e feijoada? […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *