Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

ExperiênciasVinhos e etc • 11 de outubro de 2016

Vinho & Carne

Em um evento animado, a World Wine e a Academia da Carne Friboi mostraram que o Tannat uruguaio é perfeito para o churrasco

Fui convidada para um almoço-aula com o chef Ivan Achcar no Centro de Distribuição da World Wine (Grupo La Pastina). Em um espaço super gostoso, ao ar livre, foram colocadas várias churrasqueiras onde nós, os jornalistas convidados, preparamos uma carne na grelha que foi o nosso almoço!

Os vinhos escolhidos pela importadora foram os da Bodega Garzón, vinícola que fica próxima de Punta del Este, no Uruguai, e que tem como enólogo-consultor o italiano Alberto Antonini, uma referência mundial em viticultura.

A Garzón produz um branco delicioso com a uva Albariño, do qual sou super fã. Foi o primeiro vinho servido, mas a combinação foi ousada: fatias de cupim e salada de rúcula. Prefiro este vinho com ingredientes do mar.

Já o Garzón Tannat e o Garzón Tannat Reserva ficaram perfeitos com as carnes – o Entrecôte Maturatta e o Tournedos de Mignon Angus da Friboi. A Tannat é uma uva de origem francesa, que acabou se tornando sinônimo de vinho uruguaio, por se adaptar muito bem a esse país. Nas mãos de bons produtores gera vinhos suculentos, com boa acidez, que são ótimos para acompanhar carnes vermelhas grelhadas e cordeiro.

A Bodega Garzón produz ainda um azeite delicioso – o Colinas de Garzón.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *