Neste período de confinamento, brotam listas de filmes (e de livros) relacionados com vinho e gastronomia, entre outros temas. Resolvi não fazer listas, mas apenas falar do filme Uncorked – Notas de Rebeldia –, que acabou de estrear no Netflix e que assisti. Além disso, vou citar dois dos meus filmes favoritos relacionados com a minha área, que são um bálsamo para estes dias sombrios.
Notas de Rebeldia (direção de Prentice Penny) conta a história de Elijah (Mamoudou Athie), que se encanta com o mundo do vinho e sonha em ser sommelier. Seu pai, entretanto, prefere que o filho cuide do restaurante da família.
Além de revelar os duros caminhos necessários para se tornar um Master Sommelier, com todos os jargões usados (achei um pouco exagerado o fato de o candidato ter de descrever o nome e a safra do vinho, entre outras características), o filme é rico também no aspecto humano.
Meus filmes favoritos (tenho outros, claro) que falam de gastronomia e vinho se passam no sul da França. A 100 Passos de um Sonho (direção de Lasse Hallström, com Helen Mirren) tem como tema a cozinha francesa e a indiana, mostrando a simplicidade e a alta cozinha, além das diferenças dessas duas culturas. Um filme que é puro encantamento.
Um Bom Ano (direção de Ridley Scott, com Russel Crowe e Marion Cotillard, uma das minhas atrizes favoritas) tem o vinho como tema. Com fotografia linda, história gostosa e leve, é ótimo para distrair.
E não se esqueça dos vinhos para acompanhar estes filmes: um Chablis para Notas de Rebeldia; um champanhe com A 100 Passos de um Sonho; e um rosé da Provence para Um Bom Ano. Como os tempos andam difíceis, apenas escolha um vinho que você gosta e divirta-se!
Deixe um comentário