Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

ExperiênciasGastronomia • 24 de agosto de 2021

Tomate & Vinho

Que vinho servir com entradas ou pratos preparados com tomate? Branco, rosé ou tinto, dependendo dos demais ingredientes

Tomates não faltam na minha cozinha e estão entre os meus ingredientes favoritos. Outro dia, preparei tomates no forno com cebolas e servi com ricota, que diluí com um pouco de iogurte grego neutro da Yorgus e temperei com flor de sal e pimenta-do-reino. Ficou uma delícia na companhia de um Chianti, vinho tinto italiano feito com a uva Sangiovese. Um rosé com bom frescor também poderia ser uma boa opção.

Preparações como tomates, burrata ou mussarela de búfala pedem brancos frescos

E se eu servisse estes tomates assados acompanhados de um queijo de cabra boursin, como na foto que abre este post? Sem dúvida seria um branco, como o Sauvignon Blanc. 

Para as massas preparadas com molho de tomate a ideia é a mesma. Você pode servir um branco fresco e estruturado, desde que o molho seja com vegetais ou frutos do mar, ou um tinto que seja frutado e fresco, como o Chianti, o Barbera d’Alba ou o Rosso di Montalcino. Para conferir a receita acima, veja o post Espaguete com Linguiça e Berinjela.

Combinar vinho e comida é uma experiência deliciosa. Experimente!


2 respostas para “Tomate e Vinho”

  1. Ana Maria M de Andrade disse:

    Amei as sugestões Solange. Já preparei a burrata com tomates assadas e ervas, que ficou uma delícia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *