Mesa Completa - Por Solange Souza

    Menu

    ExperiênciasVinhos e etc • 27 de março de 2018

    ProWein 2018

    A maior feira de vinhos do mundo acontece em Düsseldorf, na Alemanha, com gente de todo o planeta e organização impecável!

    Foi minha primeira experiência nesta feira imensa e embora tenha sido bastante cansativa, aprendi muito. As temperaturas estavam extremamente baixas para a época e até tivemos dias de neve. Uma linha de metrô deixa os visitantes na porta da ProWein, e um detalhe: com o ingresso da feira em mãos, não é necessário pagar pelo transporte. Estamos na Alemanha!

    No imenso hall muitas pessoas aglomeradas esperavam o relógio bater 9 horas da manhã para entrar rapidamente para suas reuniões. A ProWein é uma feira de vinhos para profissionais e reúne viticultores, importadores, negociantes, sommeliers e jornalistas de diferentes partes do mundo. Há outras bebidas também, mas o forte são os vinhos.

    As reuniões são agendadas e o grande desafio é conseguir não atrasar para a seguinte, o que é praticamente impossível. Anda-se muito, encontra-se muita gente, prova-se muito vinho (para os que não são do ramo, não bebemos, mas cuspimos a maior parte!). Foram 6.800 expositores, de 61 diferentes países. Produtores da França, da Itália, de Portugal, da Espanha, da Alemanha, dos Estados Unidos, do Chile, do Brasil, com os espumantes, e até da China, entre outros, queriam mostrar seus vinhos e fazer negócios.

    A ProWein começou no domingo, dia 17 de março, e foram três dias intensos. No sábado, fomos a um evento paralelo de pequenos produtores de vinhos orgânicos, biodinâmicos e naturais, e dentro da ProWein havia um espaço inteiro dedicado a esses produtores, o que mostra o crescimento desse segmento em todo o mundo.

    Depois da feira, ainda tinha que sobrar energia para explorar a cidade. Na Altstadt é onde ficam alguns dos bons lugares para se deliciar com a cozinha local e com a deliciosa cerveja de alta fermentação, a Altbier, típica de Düsseldorf. Depois de tanto vinho…

     


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *