Apesar de ser originária da França, foi na Argentina que a Malbec alcançou grande fama. Uma das favoritas dos brasileiros, a Malbec argentina gera vinhos frutados, macios, de acidez moderada. Uma tendência que aprecio muito é que cada vez mais enólogos e produtores têm buscado fazer vinhos mais elegantes e menos extraídos (aqueles pesados, com muita fruta madura e às vezes excesso de madeira, que costumam cansar na primeira taça).
Os vinhos de Malbec são excelentes para acompanhar carnes vermelhas grelhadas, assadas e curadas, além de pratos com cordeiro. Vai muito bem com churrasco e até mesmo com aves, dependendo do preparo do prato e do estilo do vinho.
Para celebrar o dia internacional do Malbec, selecionei dois vinhos da mesma safra, de diferentes regiões da Argentina: Mendoza e Patagônia.
• La Celia Reserva Malbec 2020 – este vinho é produzido no Vale do Uco, Mendoza, pela Finca La Celia, vinícola fundada em 1882, que faz parte do grupo Viña San Pedro Tarapacá (VSPT). De corpo médio, tem boa fruta e frescor. Macio e elegante na boca, está pronto para beber agora, com ou sem comida. Custa em torno de R$ 100,00 na TodoVino.
• Fabre Montmayou Malbec Barrel Selection 2020 – da Patagônia argentina chega este Malbec com frescor agradável, frutado e suculento, com taninos bem presentes, que pedem comida. Um vinho que deve ganhar bastante com o tempo em garrafa. A Fabre Montmayou foi fundada em 1992, em Luján de Cuyo, Mendoza, pelo casal Diane (alemã) e Hervé Joyaux Fabre (francês), que também produz na Patagônia. Importado pela Premium Wines, custa R$ 153,00.
Deixe um comentário