Para as festas de fim de ano, esta bebida tem lugar cativo, mas na minha taça está presente o ano todo. Adoro espumantes e costumo experimentar muitos. Preparei uma lista com alguns deles, que provei recentemente e recomendo. Em comum, esses vinhos têm o fato de serem muito gostosos e acessíveis (achei melhor não colocar preços, porque a variação tem sido grande!).
Cave de Ribeauvillé Crémant d’Alsace Giersberger Brut – crémant é um dos nomes dados aos espumantes produzidos na França fora da região de Champagne. Este da Alsácia é um achado pelo preço. Fresco e delicioso, é ótimo para acompanhar aperitivos mais leves. Chez France
Collin Crémant de Limoux Brut Cuvée Rosé – com sua cor sedutora, é saboroso e muito gastronômico. É produzido pelo método tradicional (o mesmo do champanhe), no Languedoc, França. Premium Wines
Freixenet Cava Cordón Rosado – cava é o nome que o espumante recebe na Espanha. Provei este da Freixenet, que está com uma embalagem especial para o Natal. Frutado e refrescante.
Espumantes brasileiros – aqui eu poderia sugerir vários, mas vou listar alguns dos meus favoritos:
- Cave Geisse Extra Brut – gosto de toda a linha de espumantes dessa vinícola de Pinto Bandeira, mas este é o meu preferido. Elegante, fresco e muito equilibrado.
- Aurora Pinto Bandeira Extra Brut – todos os espumantes da Aurora são gostosos, desde os mais básicos até a linha Procedências, em que são elaborados pelo método charmat mais longo. O único elaborado pelo método tradicional é o Pinto Bandeira, meu favorito.
- Hermann Lírica Crua – um espumante para quem quer surpreender. Como não passa por “dégorgement”, é ligeiramente turvo. Parece muito técnico, mas o que vale dizer é que o espumante é uma delícia! Fresco e muito saboroso.
Oi Solange fui na sua e comprei alguna espumantes cave ribeaville cremant da Alsácia.
Depois te conto.
Feliz Natal pra vc e Carol que deve continuar linda como você
Beijuuuuuuu Dom
Oi Domingos! Espero que goste do espumante, eu adorei!
Um feliz 2016 para você, com muitos motivos para brindar.
bj grande